Maternidade Benedito Leite comemora cinco anos com mais de 25 mil partos realizados

No local, os bebês passam por testes de triagem neonatal, que são os testes do Olhinho, Pezinho, Coração e Orelhinha.

Fonte: Redação/Assessoria

Pacientes, gestores e profissionais de saúde da Maternidade Benedito Leite comemoraram, nesta sexta-feira (6), cinco anos da unidade. A solenidade contou com a participação do secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, e incluiu café da manhã, apresentações de banda e benção. Mais de 25 mil partos foram feitos na maternidade em cinco anos.

“Aumentamos nossa capacidade instalada e, hoje, temos muito retorno das pessoas elogiando o trabalho feito na Maternidade Benedito Leite, dizendo que não acreditam que aqui seja SUS. Comemoramos o aniversário, mas eu gostaria mesmo é de dizer obrigado a todos os profissionais pela dedicação e empenho”, disse o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

As comemorações tiveram início com a apresentação do Coral Canto de Luz, da Universidade da Terceira Idade (Uniti), que entoou músicas natalinas. Em seguida ao parabéns, houve a apresentação do violinista Manoel Mota, professor da Escola de Música Lilah Lisboa. A Banda da Polícia Militar fechou as atrações culturais. A benção foi dada pela pastora Tatiane Karine Reis de Araújo, que cuja filha deu a luz na maternidade em setembro.

Diretor da unidade, o médico Manoel Pimentel destacou que a maternidade tem grande importância para a Região Metropolitana e chega a receber pacientes de outros municípios maranhenses. “Dobramos a quantidade de partos desde que inauguramos. Oferecemos mais do que quantidade, oferecemos qualidade. Temos um trabalho de humanização no atendimento das pacientes”, ressaltou.

A dona de casa Christiane Barros, de 33 anos, deu a luz à Hanna Barros Mendes no dia 1º deste mês na Benedito Leite. Moradora de São José de Ribamar, ela procurou a unidade com base nos relatos positivos da cunhada. “Ela me disse que aqui o atendimento e acolhimento eram melhores. Quando cheguei aqui, fui bem atendida. Na hora do trabalho de parto, tive uma assistência muito boa, tanto da parte dos enfermeiros quanto do médico”, relatou.

Atendimentos

O hospital tem 58 leitos de enfermaria, oito leitos pré-parto, centro cirúrgico com duas salas, quatro leitos pós-anestésico, um Centro Sentinela de Planejamento Reprodutivo, sala de vacinação e cartório de registro civil. No local, os bebês passam por testes de triagem neonatal, que são os testes do Olhinho, Pezinho, Coração e Orelhinha.

Nestes cinco anos, 824.982 atendimentos e procedimentos foram realizados, dos quais 25.512 partos, 158.575 consultas médicas e 8.566 atendimentos no Centro Sentinela, de acordo com os dados fornecidos pelo Instituto Acqua, que gerencia a unidade.

Atualmente, a unidade recebe obras de expansão para a entrega de 10 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Neonatal.
Um dos pontos mais relevantes do atendimento da Maternidade Benedito Leite é a humanização, que começa antes mesmo do parto, com a realização de rodas de conversas com pais. A ação esclarece e orienta sobre temas relacionados à gestação, como parto, alimentação e amamentação.

As grávidas também são estimuladas a conhecer a unidade antes do parto, criando um vínculo de confiança entre os profissionais e os pais.

Mãe de primeira viagem, Christiane Barros contou que esse cuidado foi algo que chamou atenção. Ela disse que a maternidade entrou para sua história. “Aqui, tive acompanhamento. Minha sogra ficou comigo do começo ao final do parto. Pude escolher quem ia ficar comigo. Tinha medo do parto, mas como tive apoio, tudo foi tranquilo – mesmo com a dor que não tem como explicar. Estou muito satisfeita”, completou.

Dados da Maternidade Benedito Leite em cinco anos

824.982 atendimentos e procedimentos realizados
25.512 partos (normal e cesárea)
158.575 consultas médicas
8.566 atendimentos no Centro Sentinela
27.521 internações
112.044 consultas com equipe multiprofissional

Fechar