Dicas para conservar o amortecedor do carro

Este item é responsável por absorver as irregularidades do solo, além de garantir a segurança do automóvel e de quem o ocupa.

Fonte: Redação

Os amortecedores têm grande responsabilidade e função no automóvel, pois é ele que proporciona estabilidade e pertence ao sistema de amortecimento. Este item é responsável por absorver as irregularidades do solo, além de garantir a segurança do automóvel e de quem o ocupa. A seguir, temos algumas dicas de como cuidar do sistema de amortecimento.

Inspeções periódicas: não há nada melhor para sua segurança e também para o seu bolso do que fazer sempre revisões preventivas no carro.  Com a inspeção certa é possível detectar desgaste das peças antes que acidentes ou danos materiais sejam agravados.

Excesso de peso: exagerar no carregamento de bagagens interfere na estabilidade do veículo, pois compromete a suspensão.

Esquivar de buracos e lombadas: sempre que possível, esquive-se de buracos, pois estes podem causar grande dano no amortecedor. Há outros tipos de obstáculos, como as lombadas, que estão presentes nas vias com objetivo de fazer o motorista reduzir a velocidade e assim garantir a segurança de todos que utilizam o trânsito, como passageiros e pedestres. É importante tomar nota que ao contrário do que muitos acreditam, o correto é entrar neles de frente e distribuir o peso do veículo entre as rodas.

Observar os sinais de desgaste: Se você também perceber vibrações no volante, balanço excessivo nas freadas e nas arrancadas e perda de controle nas curvas, além de oscilações na carroceria, apesar de estar andando em linha reta, leve o veículo o quanto antes para a oficina.

 Calibragem dos pneus: é importante verificar a questão da calibração das rodas e certificar de que está rodando com os pneus com a pressão correta, pois quando não, impactam na segurança e na suspensão do automóvel.

Quilometragem: este é um quesito de grande importância pois a marcação dos quilômetros nos dá uma noção de quando é necessário realizar a revisão, mesmo que nenhum sinal de desgaste seja percebido. Observe a indicação do fabricante, mas uma orientação geral que pode evitar problemas maiores com o sistema de amortecimento é fazer a inspeção tanto das molas quanto dos amortecedores a cada 20 mil quilômetros rodados.

Os automóveis, ao longo da sua vida útil, têm a probabilidade de apresentar defeitos, principalmente quando não é feito uma revisão correta. Desta forma, caso apareça algum problema relacionado ao amortecedor, procure um centro automotivo de confiança, com mecânicos capacitados para identificar qualquer problema que seu carro possa apresentar. Lá, o mecânico pode fazer a substituição, com peças que podem ser adquiridas na Loja Online como o site autopecasonline24.pt ou lojas físicas. Outro ponto importante: a não ser que você possua os conhecimentos necessários para realizar reparos e substituições, não mexa em nada do seu veículo por conta própria.

Fechar