Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Prefeitura amplia frota renovada do transporte urbano da capital

Com a entrada de mais 19 novos ônibus no sistema, São Luís atinge a marca de 720 veículos renovados sendo 343 com ar-condicionado.

19 novos ônibus entraram no sistema (Foto: A. Baeta)

A Prefeitura de São Luís apresentou 19 novos ônibus que irão atender aos passageiros da capital. Esta é a quinta inserção de novos ônibus feita somente em 2019, totalizando 720 novos veículos em circulação inseridos no sistema de transporte desde o início da gestão do prefeito. Desse total, cerca de metade da frota operante tem ar-condicionado, garantindo mais conforto aos passageiros. Atualmente, 343 ônibus que circulam em São Luís têm ar-condicionado.

NOVOS ÔNIBUS

Cerca de 550 mil pessoas utilizam, diariamente, o transporte urbano de São Luís. Os ônibus que ingressam no sistema a partir desta terça-feira (24), vão operar nas linhas que atendem aos bairros da região do Cohatrac, Angelim, Cidade Operária, Vinhais e adjacências.

Além de ar-condicionado e acessibilidade, os novos veículos são equipados com GPS, que permitiu ao sistema a implantação de serviços como Biometria Facial, para coibir fraudes no uso de gratuidades e meia-passagem; Bilhete Único; Recarga Embarcada; Cartão Criança; aplicativo Meu Ônibus, entre outros que operam em toda a frota circulante, garantindo mais comodidade e segurança aos passageiros.

MAIOR FROTA CLIMATIZADA

Com quase metade do conjunto de veículos com ar-condicionado, a capital maranhense se destaca como a maior frota de ônibus urbanos climatizada (proporcional).

Ao todo, em 2019, foram feitas cinco inserções de novos ônibus no Sistema de Transporte Urbano de São Luís. A primeira ocorreu em fevereiro deste ano. A segunda, em julho. Em setembro foram duas inserções.

Além destas inclusões de novos ônibus, a Prefeitura de São Luís amplia os investimentos já feitos no setor que têm garantido mais segurança e conforto aos passageiros do transporte coletivo. Por meio das intervenções de trânsito que estão sendo realizadas em diversas regiões da capital, a Prefeitura conseguiu ainda aumentar a velocidade média de tráfego dos veículos, que antes era 12 km/h e agora é de 30 km/h, fazendo com que a população se desloque mais rapidamente pela cidade.

DADOS

– Cerca de 550 mil pessoas utilizam, diariamente, o transporte urbano de São Luís;

– Com a substituição gradativa de ônibus antigos por novos, a idade média da frota foi reduzida de acima de 10 anos para 4,5 anos – a menor do Nordeste;

– 720 veículos é frota de ônibus renovada desde 2013;

– 343 é a frota totalmente climatizada da capital.

Carregando