Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Prefeitura de São Luís requalifica praças da Saudade e da Saudade

Mesmo com as festas de fim de ano, as equipes têm trabalhado de forma a cumprir com o projeto de execução.

Com obras nas praças da Misericórdia e da Saudade prefeito Edivaldo segue com requalificação de espaços no Centro (Foto: A. Baeta)

As praças da Misericórdia e da Saudade são espaços, localizados no Centro de  São Luís, que em breve estarão totalmente transformados. Os locais estão recebendo serviços de urbanização e requalificação realizados pela Prefeitura por meio do Programa São Luís em Obras.

O programa tem dado uma nova configuração a diversos espaços da capital e melhorado a infraestrutura de diversos bairros com pavimentação de vias e obras de drenagem profunda. Já são mais de 200 km de pavimentação  entre vias já asfaltadas e que estão recebendo o serviço. As frentes de obras contemplam ainda às áreas da saúde, educação, assistência social, reforma de mercados e limpeza urbana, entre outras.

A Praça da Misericórdia vai receber uma nova configuração urbana. Vai ganhar ainda quatro quiosques, sendo cada um deles em um dos lados extremos do logradouro. A ideia é abrigar comerciantes informais que ocupavam o entorno do local. Na praça, concomitante à colocação dos tapumes, as equipes de trabalho procedem com a retiradas das pedras de lioz que circunda toda a praça e do antigo piso em toda sua extensão.

“O prefeito Edivaldo elegeu a urbanização e requalificação destas duas praças, reforçando a política de reocupação do centro urbano”, destaca o secretário municipal de Projetos Especiais, Gustavo Marques.

Mesmo com as festas de fim de ano, as equipes têm trabalhado de forma a cumprir com o projeto de execução. Dentro dos próximos dias serão iniciados, na Praça da Misericórdia, a fase de topografia. Nesta fase todo o material retirado de forma manual. Na etapa seguinte, serão utilizadas caçambas para remoção dos entulhos.

Durante esta fase de topografia serão suprimidas algumas de espécies de árvores existentes no local. Todo esse trabalho será acompanhado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente  (Semmam) após levantamento sobre o estado de conservação das árvores. Arbustos serão retirados e plantas de pequeno porte para que sejam replantadas de acordo com o projeto de urbanização e arborização. Todo esse procedimento será realizado a partir de laudos da Semmam.

Concluída esta etapa, as obras de drenagem serão imediatamente iniciadas. Este trabalho consiste na colocação de canalizações de caixa coletoras localizadas em pontos da praça até a rede da rua de São Pantaleão, na quadra mais em frente. Tanto o trabalho de nivelamento do terreno da praça como da drenagem será feito por máquinas adequadas, como retro escavadeira, e outros equipamentos.

Todas as duas praças vão ganhar piso de alta resistência, uma nova configuração urbana com destaque para áreas verdes. A urbanização considera os espaços para desenvolvimento de atividades comerciais.

Na praça da Saudade,os trabalhos irão avançar logo após a retirada de posteamento e organização de novo espaço para abrigar os 17 estabelecimentos comerciais instalados em barracas e pontos improvisados.

A Praça da Saudade é conhecida pelo comércio de flores atraído pela sua proximidade com o Cemitério Gavião. As inúmeras reformas realizadas ao longo dos tempos alteraram substancialmente esta praça, inclusive suprimindo seu chafariz. A última reforma registrada remete ao ano de 1998.

Carregando