Apesar do elevado número de casos da Covid-19 em São Luís, Rua Grande segue com movimento intenso

Apesar dos números negativos, o movimento na Rua Grande segue como em dias sem Covid-19

Fonte: Luciene Vieira

Desde o dia 9 de abril, o Jornal Pequeno vem informando que o movimento na Rua Grande parece de um dia sem pandemia. Não há distanciamento adequado entre os vendedores ambulantes – que estão tomando conta da rua – e as pessoas que estão indo às compras.

Na manhã de ontem (14), mais uma vez, a reportagem registrou a intensa presença de pessoas na principal via do comércio de São Luís. Há policiais militares por toda a parte da rua, mas eles somente ficam parados em grupos.

A Prefeitura informou na semana passada que enviaria uma equipe da Blitz Urbana ao local. Se foi, a informação dos próprios ambulantes é que os vendedores não foram forçados a sair da Rua Grande. Na via, uma loja de roupas está aberta e atende aos clientes, nos serviços de impressão de boleto e pagamento de fatura do cartão do estabelecimento. Na porta desta loja, havia aglomeração, devido várias pessoas procurarem o serviço de impressão da fatura, ou o pagamento da conta.

Na Rua de Santana, em meio aos estabelecimentos não essenciais fechados, a loja Cantinho Doce decidiu abrir e realiza atendimento normal aos clientes.

São Luís entre as capitais em situação de emergência

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado na última segunda-feira (13), pelo Ministério da Saúde, o Brasil tem 12 capitais em situação de emergência por conta da Covid-19, considerando a taxa de incidência da doença. São Luís está na sétima posição, sendo que o ranking é liderado por Fortaleza, seguida por São Paulo, Manaus, Macapá, Florianópolis e Recife.

A capital maranhense está à frente do Rio de Janeiro, Vitória, Porto Alegre, Brasília e Boa Vista. Os bairros da capital maranhense com maior número de casos são: Calhau (29 casos), Renascença (29 casos), Turu (21 casos), Ponta d’Areia (15 casos) e Cidade Operária (14 casos).

Segundo o titular da Secretaria de Saúde do Estado (SES), Carlos Lula, em relação ao resultado do boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, o número de casos apresentados tem relação com o número de testes feitos. “Há estados que fizeram pouquíssimos testes, e os número não aparecem. A região Norte realizou número baixo de testes, e o mesmo ocorreu com cinco estados do Nordeste. No Maranhão, já temos quase três mil testes feitos”, informou o secretário Carlos Lula.

O titular da SES informou que o percentual de testes com diagnósticos positivos, no Maranhão, é de 17%. Ou seja, 17% dos quase três mil exames realizados deram positivos. Carlos Lula declarou que a quantidade de óbitos é preocupante, pois a taxa de letalidade é de 6%. São Luís tem atualmente 30 óbitos, e Paço do Lumiar, 2.

De acordo com o boletim da SES, as quatro últimas mortes ocorreram na capital maranhense, todas no domingo de Páscoa. Sobre leitos, em São Luís a taxa de ocupação é de 45%, nas UTIs. A capital maranhense tem o total de 80 leitos de UTIs, e mais 80 leitos clínicos exclusivos para o Covid-19. Leitos de UTIs desocupados são 44, e ocupados são 36. Leitos clínicos livres são 52 e ocupados são 28. Já no interior do estado, há 50 leitos livres de UTI e 36 leitos clínicos desocupados.

O secretário informou que há casos de pacientes infectados pelo Covid-19 que não precisam ou precisarão de leitos, porém essas pessoas devem ter acompanhamento médico/ hospitalar constante.

Fechar