Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Iniciada reforma do Mercado da Vila Bacanga, em São Luís

Bancadas centrais, feitas de alvenaria e cerâmica, foram demolidas e serão totalmente reconstruídas em nova padronagem

Foram iniciadas as obras no mercado da Vila Bacanga (Foto: A. Baeta)

A Prefeitura de São Luís iniciou esta semana as obras do Mercado da Vila Bacanga, onde será executada ampla reforma. O local receberá cobertura, reboco, dois portões de acesso, construção de bancadas e novos banheiros.

“O mercado estava em uma situação muito precária, os banheiros sem qualquer condição de utilização, telhados danificados, enfim uma série de problemas. Espero que a reforma resolva todos esses problemas”, disse o feirante Elinaldo Cutrim Santos, com 30 anos de experiência no ramo, que foi instalado em barracas cedidas pela Prefeitura, em uma praça próxima ao local da obra, assim como os demais feirantes do Mercado da Vila Bacanga.

Nesta semana foi iniciada a demolição das bancadas centrais, feitas de alvenaria e cerâmica, que serão totalmente reconstruídas em nova padronagem. As equipes da Prefeitura também estão desmontando todo o telhado do mercado e dos boxes, para que toda a cobertura seja refeita, pois a estrutura original era de boxes individuais, construídos pelos próprios feirantes, cada um com um tipo de cobertura, em níveis diferentes.

“Estamos com várias obras de reforma e reconstrução de mercados públicos em andamento, o maior volume da história da capital. No Coroadinho, os serviços estão em fase de acabamento e avançamos com os serviços em outros bairros como a Cohab, Mercado das Tulhas, na Praia Grande, do Anil, Monte Castelo, Santo Antônio, Bom Jesus e São Francisco, onde começamos os trabalhos de cobertura. Logo, vamos devolver à população mercados públicos totalmente modernizados, com acessibilidade e conforto para os feirantes e clientes. Na Vila Bacanga, iniciamos a reforma nesta semana e vamos executar importantes melhorias para aquele equipamento público”, destacou o prefeito Edivaldo Holanda Junior.

Mercado do São Francisco

No Mercado do São Francisco, nesta semana, foi iniciada a construção da cobertura, com a instalação das treliças de aço, estruturas metálicas que vão dar sustentação ao telhado. Esta operação requer a utilização de um guindaste mecânico, com capacidade para içar até 30 toneladas, para levar as peças metálicas ao topo das pilastras de concreto, onde estão sendo fixadas uma a uma.

São cerca de 13 treliças em cada lateral da estrutura, com inclinação para o interior do mercado, além de um vão central triangular, que também será coberto, compondo com os telhados de caída lateral, uma cobertura total similar à letra W em perfil.

Enquanto isso, as equipes da Prefeitura intensificam os trabalhos de acabamento do mercado. Na parte interna, estão sendo finalizados os boxes, instalações elétricas, hidráulicas, sanitárias e reboco das paredes de alvenaria. Também está sendo feito o reboco cimentado das paredes externas. Passada esta etapa, as equipes devem iniciar os trabalhos de reforma total do piso.

Carregando