Fenômeno registrado em São Luís é motivado pela passagem do período chuvoso para o seco

Ventos de segunda-feira alcançaram a velocidade média de 70Km/h, segundo o Núcleo de Meteorologia da Uema

Fonte: Luciene Vieira

Mesmo com a predominância de dias de sol neste mês de julho em São Luís, a capital maranhense tem registrado a formação de nuvens carregadas de ar, água e acompanhadas de ventos intensos, denominadas de cumulonimbus. Após a ocorrência de dois vendavais no intervalo de uma semana, o Jornal Pequeno buscou explicações detalhadas sobre a mudança climática que atingiu a cidade, mais precisamente os bairros do Coroadinho, Forquilha, Cidade Operária, São Bernardo, Vila Brasil, Cohab, João de Deus, Cohatrac, Aurora, Planalto, Cruzeiro do Anil e Angelim.

Durante o vendaval do dia 6, também uma segunda-feira, no Coroadinho, tampas de caixas d’água voaram, enquanto telhas caíam do alto das casas. No vendaval de anteontem (13), o fenômeno derrubou, na Forquilha, cercas, muros, telhas de residência e imóveis comerciais; vidraças e telhas de uma igreja; e foi capaz de causar a queda de uma torre de telefonia e de postes de energia elétrica.

De acordo com o meteorologista Hallam Cerqueira, do Laboratório de Meteorologia (Labmet), da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), pela velocidade do vento e pelo seu poder destrutivo, as ocorrências meteorológicas registradas em SãoLuís podem ser classificadas como vendavais.

“Temos técnicas de classificação por destroços, e devido a elas é possível afirmar que, o que aconteceu nesses bairros, foram vendavais”, frisou Hallam Cerqueira.

A estimativa, conforme o meteorologista, é de que o vendaval de anteontem tenha alcançado a média de 70km/h.

NUVEM CUMULONIMBUS

O vendaval ocorre quando há uma quantidade de calor muito forte na superfície. O ar sobe e ocorre a formação de nuvens carregadas, ou nuvem cumulonimbus, que causam pancadas de chuvas intensas e com rajadas de vento.

Segundo o meteorologista, o vendaval é um fenômeno exclusivo desse tipo de nuvem. “Só que, a nuvem cumulonimbus é responsável por outros tipos de fenômenos, como raios e trovões”, informou Hallam.

Ainda conforme o meteorologista, geralmente, o vendaval ocorre quanto se tem a passagem das estações, do período chuvoso para o período seco, ou viceversa. Nas áreas descampadas (zona urbana) é mais comum acontecer a formação das nuvens por conta do aquecimento muito forte da superfície.

A nuvem cumulonimbus se forma em áreas isoladas, e pode afetar apenas parte de uma região.

“Junho e julho são meses transitórios, quando as chuvas passam a ter uma característica diferente. Elas passam a ser mais localizadas, e com maior energia associada à convecção rápida. Este tipo de fenômeno está associado a uma característica ‘convectiva explosiva’; ou seja, para a nuvem crescer ela precisa sugar o ar, acompanhado do valor que está na superfície.É um evento muito pontual, não tão raro de acontecer, mas comum no oceano e florestas”, disse Hallam.

FORQUILHA

No bairro da Forquilha, o vendaval de segunda-feira quebrou o muro de uma loja de construção, localizada na Avenida Guajajaras; nessa terça-feira (14), pedreiros já faziam o reparo na estrutura do estabelecimento. Os muros de uma residência e de uma empresa próxima também caíram.

Vidraçaria e telhados de uma igreja evangélica, além da cobertura de uma lanchonete e de uma choperia foram arrancados pela força do vento. Houve, também, postes derrubados pelo vendaval, que no mesmo dia começaram a ser substituídos pela Equatorial Energia.

Outros bairros, como João de Deus, Cohab Anil, Cohatrac, Aurora, Planalto, Cruzeiro do Anil, Angelim, Novo Angelim e áreas adjacentes também ficaram sem energia elétrica.

À imprensa, a Equatorial Energia informou ainda na segunda-feira que “por transferência de cargas (uso de redes elétricas alternativas) a eletricidade já havia sido restabelecida para quase 100% dos clientes”. As 150 unidades consumidoras, que tinham ficado sem energia elétrica, teriam sido atendidas ontem (14).

Jogue roleta online no Roulette77 Brasil. Escolha entre roleta europeia, americana ou francesa. Aprenda estratégias e dicas de jogo. Jogue gratuitamente ou escolha um cassino online para jogar com dinheiro real.

Fechar