O que visitar em Aswan?

Ao visitar o Egito, Aswan é uma das cidades que devem fazer parte do roteiro, já que é um dos destinos turísticos mais importantes por lá.

Fonte: Publipost

Quando o assunto é viagens para o Egito, a maioria só pensa em cidades como Cairo, a capital, ou Luxor, uma das mais famosas. Mas o país tem muito mais a oferecer. Se procuras Pacotes Egito em suas férias, Aswan é um dos destinos que deve estar presente.

Localiza-se logo onde se encontra a primeira catarata ao Norte do Rio Nilo, fazendo a cidade ser conhecida como “pérola do Nilo”. Como toda cidade egípcia, Aswan tem atmosfera histórica, com clima agradável e povo hospitaleiro.

O nome Aswan quer dizer “mercado”, o que nos conta muito sobre a sua importância para o Egito e a história da região.

História de Aswan

Aswan tem sua história relacionada com a relevância de sua posição geográfica, pois era considerada a porta de entrada para o continente africano, por se localizar bem ao sul do Egito e estar às margens do Rio Nilo.

Inicialmente a cidade fazia parte do território Núbio, parte do Império que se estendia do Sul do Egito até Khartum, cidade do Sudão. Era um corredor comercial que ligava o Egito até o resto do continente africano, circulando mercadorias como metais e pedras preciosas, incenso, marfim e pele de animais.

Somente com a consolidação da república no Egito que a Núbia teve seu fim, e suas terras divididas entre o Egito e o Sudão.

Além de ser uma fronteira política, Aswan era uma cidade que prosperava por conta de sua intersecção econômica, pois muitos carregamentos terrestres de mercadorias eram descarregados em Aswan para navegarem do rio Nilo até o Mar Mediterrâneo.

O turismo e as principais atrações de Aswan

Ao contrário de Cairo e Luxor, Aswan traz uma experiência turística com clima mais relaxado, porém cheio de história. Das principais cidades turísticas do Egito, é a menor em extensão, mas o turismo é muito importante para a cidade.

São diversas atrações que podem estar inclusas nos pacotes para o Egito. Confira algumas:

1 – Templo de Philae

Philae era uma ilha do Rio Nilo, localizada a sete quilômetros de Aswan. Depois da construção da famosa barragem da cidade, os templos ficaram submersos pela água do Rio, sendo somente possível sua visitação por barco. Então, um projeto da UNESCO “desmontou” o templo e montou novamente em outra ilha (Agilika) para preservar as construções e evitar inundações.

O Templo de Philae, também conhecido como Templo de Ísis, era um ponto de adoração para a deusa homônima, que tinha muitos devotos, inclusive Cleópatra. É também conhecido por ser o local onde o deus Osiris foi enterrado, tendo importância na história egípcia.

Durante a noite, o templo realiza um show de luzes e sons, como uma tradição nos templos egípcios, mas o show do Templo de Philae é destaque pela experiência mágica.

Para chegar até o Templo, é indicado fechar um pacote com alguma agência de turismo, pois o acesso é aquático.

2 – Templo de Abu Simbel

Situado ao Sul de Aswan, o Templo é uma das atrações mais famosas do Egito. Às margens do Lago Nasser, Abu Simbel conta com dois templos construídos pelo maior faraó do Egito, Ramsés II, marcando o limite do Império Egípcio com a Núbia.

Os templos foram construídos para simbolizar o poder do Império, sendo o maior para Ramsés e o menor para sua esposa, Nefertari. Atrai milhões de turistas pela sua arquitetura deslumbrante, sendo que as esculturas que estão na entrada foram as maiores que sobreviveram desde o tempo dos faraós.

A maior prova da grandeza arquitetônica do templo está em um fato curioso: ele foi projetado para que em duas datas do ano, a luz do sol iluminasse todo o templo, inclusive a estátua de Ramsés. As datas não foram escolhidas por acaso, sendo dia 22 de fevereiro, aniversário da ascensão de Ramsés ao trono, e seu aniversário, 22 de outubro.

Como fica distante da área urbana de Aswan, é indicado fechar um passeio para o templo com agências para que seja mais proveitoso.

3 – Passeio de Feluca pelo rio Nilo

As felucas são barcos de madeira movidos à vela que navegam por todo o rio Nilo, onde pode-se aproveitar toda a vista da cidade de Aswan. Existem diversos barcos disponíveis para contratação no local, ou é possível fechar seu passeio antecipadamente.

4 – Gharb Soheil, ou Nubian Village

É um dos vilarejos dos antigos núbios que ainda conservam as antigas tradições, inclusive a língua Núbia. A arquitetura é repleta de cores vivas e formas geométricas, usando predominantemente o verde para representar a terra, o amarelo representando o sol e o azul em seus vários tons representando o Nilo.

Então, preparado para conhecer as principais atrações turísticas de Aswan e fazer uma imersão na história dos faraós?

Fechar