Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Praças da Misericórdia e da Saudade ganham nova configuração com obras

As reformas integram o programa São Luís em Obras e são coordenadas pela Secretaria Municipal de Projetos Especiais (Sempe).

Equipes da Prefeitura avançam com obras de reformas das praças da Saudade e Misericórdia (Foto: Biné Morais)

As obras de reforma e requalificação de praças no Centro Histórico de São Luís chegaram a etapas importantes nos últimos dias, de acordo com a Prefeitura de São Luís, que segue com os trabalhos na Praça da Saudade, em fase adiantada das obras. Enquanto isso, na Praça da Misericórdia, chegou-se à fase de conclusão, com o polimento do piso e dos bancos de granilite, acabamento dos quiosques e teste de iluminação.

No caso da Praça da Saudade, localizada em um ponto de convergência entre os bairros Madre Deus, Lira e Belira, entre outros, as equipes da Prefeitura estão trabalhando, nesta semana, na reforma completa da Rua Branca, que separa o Cemitério do Gavião da Praça da Saudade.

Na via, foi retirado todo o asfalto antigo, que estava muito deteriorado, cheio de ondulações e buracos, para dar lugar a uma nova estrutura, totalmente remodelada, calçadas com piso tátil (sinalização em alto relevo para orientar deficientes visuais), meio-fio de concreto e pavimento de blocos de cimento sextavado, com passagens elevadas para acesso à praça e ao cemitério.

Este mesmo trabalho, de reformatação das vias de trânsito, está sendo realizado em todo o entorno da Praça da Saudade, isto é, em trechos da Rua do Norte, Rua Medeiros de Albuquerque, Rua do Passeio e Rua Parda, que formam o perímetro do logradouro.

Internamente, a praça está com obras avançadas também. No perímetro interno da Praça da Saudade, os trabalhos de construção das três arquibancadas de concreto armado foram concluídos, faltando o serviço de revestimento e acabamento. O piso em toda a área da praça já foi construído e, atualmente, as equipes da Prefeitura trabalham no acabamento, isto é, no polimento da superfície de granilite.

Em dois pontos extremos da praça ficam os quiosques, que estão com as fundações concluídas e também as paredes de alvenaria, feita de blocos de cimento, também terminadas, assim como a laje de cobertura. Também já foram feitas as instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias.

As equipes da Prefeitura estão trabalhando, agora, no revestimento interno das paredes e outros serviços de acabamento. As paredes externas dos quiosques ainda não foram revestidas. Falta também pintura, instalações das bancadas, entre outros detalhes, como instalações portais e ferragens. A Praça da Saudade, localizada no coração da Madre Deus, foi reformada pela última vez em 1998.

Com a reforma o local ganhará novos quiosques, passagens elevadas, nova iluminação, novo piso e jardinagem. A obra realizada pela Prefeitura se dá em atendimento à necessidade do espaço, que recebe grande número de visitantes, além da própria população do entorno.

MISERICÓRDIA

Na Praça da Misericórdia, muito já foi concluído, de acordo com a Prefeitura, como melhorias das ruas ao entorno, nos trechos da Rua de Santa Rita, do Norte e a própria Rua da Misericórdia, que receberam novo pavimento, isto é, foi trocado o asfalto antigo por pavimento de blocos de cimento sextavados, o que devolveu à via aspectos arquitetônicos originais.

No local também já foi realizado o teste da iluminação. O serviço foi complementado com passagens de pedestres elevadas para acesso à praça e sinalização horizontal no piso, em alto relevo, para orientar o caminho de deficientes visuais. O piso tátil está sendo implantado, nesta semana, em todos os passeios internos da praça.

No perímetro interno da praça, já foram concluídas as calçadas e meios-fios, bem como os passeios públicos internos que, depois terminada a concretagem, estão em fase de polimento. Lembrando que o chafariz central também já foi totalmente restaurado e que, recentemente, o sistema hidráulico foi testado com sucesso.

Na área dos quiosques, os trabalhos estão bastante adiantados. Já foram concluídos todos os serviços de infraestrutura, desde as fundações, as paredes de alvenaria de blocos de cimento, as lajes de cobertura, reboco interno e externo, além das instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias.

Também já foram executados os revestimentos internos em cerâmica. Falta instalar as prateleiras e detalhes de acabamento como torneiras de lavatórios e outros metais.

No exterior dos quiosques, já estão no canteiro de obras os materiais de acabamento, isto é, as bancadas metálicas e o revestimento, que terá duas fases de acabamento, sendo uma parte inferior, ou seja, do chão até a altura da bancada, com aparência de grade metálica. A parte superior, isto é, da altura da bancada até o ponto de encontro da laje, o acabamento terá aparência de madeira.

Carregando