Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Urbanização da Ponta do São Francisco avança na etapa de construção do ancoradouro e calçamento

Projeto prevê a construção de um completo centro urbanístico composto por praças com academia de ginástica, playground e muito mais.

Em São Luís, urbanização da Ponta do São Francisco avança em nova etapa (Foto: Divulgação)

A Ponta do São Francisco, situada à margem da Avenida Ferreira Gullar, em São Luís, está sendo urbanizada pelo Governo do Estado. Nessa quinta-feira (8), as equipes seguiram avançando na etapa de construção do ancoradouro e calçamento no local. A obra, que é coordenada pela Secretaria das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), visa garantir dignidade, lazer e melhores condições de vida aos moradores, conforme informou a gestão estadual.

Com área total de 9.163,48 metros quadrados, o projeto de urbanização prevê a construção de um completo centro urbanístico composto por praças com academia de ginástica, playground, caramanchões e coretos de lazer, quadra de areia, bancos em madeira, lixeiras, estacionamento, rampas, ancoradouro, calçamento em blocos sextavados e coloridos, e áreas de paisagismo. O espaço, que foi aterrado para receber a implantação do empreendimento, fica próximo da ponte José Sarney e tem vista privilegiada para o Centro Histórico de São Luís.

Os moradores que antes residiam em palafitas, nessa área da obra, foram todos transferidos para o Residencial José Chagas, que integra o programa Minha Casa Minha Vida.

A intervenção no São Francisco garantiu um conjunto de melhorias com infraestrutura básica de rede de esgoto sanitário doméstico, drenagem pluvial, rede de abastecimento de água e aterro de áreas sujeitas a alagamentos causados pelo fluxo das marés.

A comunidade será beneficiada também com redes gerais de iluminação, recuperação e continuidade do talude existente. Como parte da obra, a Secid já entregou uma nova praça na área da Avenida Ferreira Gullar.

O espaço urbanizado ganhou mobiliário urbano como bancos e caramanchões de lazer, playgroud, academia de saúde, calçamento com blocos de concreto na extensão da orla marítima e uma clínica odontológica do Projeto Sorrir, que será equipada pela Secretaria de Saúde

Carregando