Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

PF realiza operações de combate à extração ilegal de madeiras

As operações foram realizadas nesta terça nos municípios de Buriticupu e Amarante do Maranhão

Foto: Reprodução

A Polícia Federal (PF) realizou, nesta terça (24), duas operações que visam combater a extração ilegal de madeira no Maranhão. Em Buriticupu a operação se concentra na terra indígena Arariboia. No local, madeireiros operam serrarias e movelarias sem licença dos órgãos ambientais competentes.

A prática, segundo a PF, estimula a invasão no território indígena e intensifica o desmatamento e a prática de outros crimes ambientais correlatos, expondo a risco a sobrevivência das comunidades indígenas, principalmente dos grupos isolados, os Awá-Guajás. Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão.

Em Amarante, a operação Prionistirio também visa combater a extração ilegal de madeira. A investigação conduzida pela Delegacia da Policial Federal de Imperatriz teve início em janeiro deste ano, e, após a realização de inúmeras diligências foi possível identificar e qualificar vários pontos de extração de madeira, serrarias, movelarias e residências com atuação criminosa.

Foram expedidos nove mandados de busca e apreensão pela 2ª Vara Criminal Federal da Subseção Judiciária de Imperatriz. Além das buscas, a operação teve como objetivo a descapitalização dos envolvidos com o sequestro de bens e valores, bem como destruição in loco de maquinários e produtos do crime.

Carregando