Grupo lança projeto que oferece aulas para 65 jovens de São Luís

O conteúdo vai abordar questões que fazem parte do cotidiano da comunidade do Anjo da Guarda.

Fonte: Luciene Vieira

SÃO LUÍS – Um projeto social, que ensina artes a jovens da Área ItaquiBacanga, foi lançado nessa terça-feira (1º), pelo Grupo Grita, com apoio do Instituto Cultural Vale. Ao todo, divididas em duas turmas, com aulas realizadas três vezes na semana, 65 pessoas, entre 12 e 18 anos, vão ser contempladas. O nome do projeto é “Grupo Grita: Uma escola de arte”.

A oficina interdisciplinar de teatro, canto e dança terá duração de cinco meses. Os conteúdos deverão abordar questões sociais que fazem parte do cotidiano da comunidade, fazendo relação entre o lúdico e o real, visando a promoção da cidadania. Serão realizadas também palestras com convidados, para discutir/debater temas sociais e relacionados ao mercado de trabalho.

O coordenador do projeto Wharles Lemos, que é universitário de Teatro, informou que o projeto surgiu em 2021, devido à pandemia de Covid-19.

“Estávamos querendo movimentar o Grupo Grita, tínhamos a necessidade de fazer algo, e aí surgiu a ideia da oficina, voltada para a comunidade do Anjo da Guarda e bairros adjacentes da área Itaqui-Bacanga, principalmente em função do cenário imposto pela pandemia da Covid-19. O projeto busca propor formação e reflexões sociais, através das artes”, informou Wharles.

O coordenador disse que serão 65 jovens capacitados, e as etapas da capacitação ocorrerão nos espaços do Teatro Itapicuraíba, que estava desativado em função do período pandêmico.

“A oficina terá duração de cinco meses. Esse é um processo de iniciação para serem atores, eles receberão a base”, concluiu Wharles.

As aulas serão todas as terças, quartas e quintas-feiras, nos turnos matutino e vespertino.

Fechar