São Luís: pesquisa mostra crescimento tímido da intenção de consumo

Naturalmente, janeiro é considerado um mês mais ‘apertado’ para realização de compras

Fonte: Com informações da assessoria

SÃO LUÍS – O ano de 2022 iniciou com mais uma alta na perspectiva do consumo doméstico para São Luís. A Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), realizada pela Fecomércio-MA, em parceria com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), subiu mais um degrau e fechou janeiro com 74,2 pontos. Na passagem mensal, a alta na perspectiva para a realização de compras entre as famílias ludovicenses foi tímida, de +0,67%, em relação ao apurado em dezembro de 2021.

Naturalmente, janeiro é considerado um mês mais ‘apertado’ para realização de compras, dado o aumento espontâneo do consumo em dezembro, que, por sua vez, limita parte da renda de janeiro para quitar os gastos realizados no período natalino. Outro ponto de destaque do início de ano é o enfoque das famílias estar voltado para o consumo de material escolar, o que pode reduzir o gasto em outros segmentos, como alimentação, lazer e habitação (reforma de casa, mobília, eletrodomésticos).

O arrefecimento no consumo familiar nesta época também está ligado à baixa disponibilidade de renda para o início de 2022. Apesar do nível de emprego com carteira assinada ter melhorado no mês de dezembro, com 270 mil empregos em São Luís, conforme apontam os dados do Caged, este crescimento está mais calcado no movimento das contratações temporárias no setor de comércio, voltado especificamente para o Natal e Ano Novo.

No comparativo de janeiro de 2022 com o mesmo período do ano passado, a ICF mostrou uma melhora bem maior, com +36,65% de crescimento em 12 meses. Isto é reflexo do processo de retomada da atividade econômica que permitiu impulsionar a economia local, mesmo com aumento do número de casos da Covid-19 com variante Ômicron, nas últimas semanas de 2021.

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