São Luís: unidade de Acolhimento Estadual promove tarde de leitura e conhecimento no Farol do Saber

A iniciativa contou com articulação da direção da biblioteca.

Fonte: Redação

Nesta quinta-feira, 10, a Unidade de Acolhimento Estadual, que tem a gestão administrativa do Instituto Vida e Saúde (INVISA), promoveu uma visita dos seus acolhidos a colaboradores ao Farol do Saber, localizado no Jardim Renascença. A iniciativa contou com articulação da direção da biblioteca.

Unidade de Acolhimento Estadual promoveu tarde de leitura e conhecimento no Farol do Saber (Foto: Divulgação)

A visita contou com a participação da Terapia Ocupacional e nove acolhidos: sendo oito homens e uma mulher. A unidade trata dependentes químicos que estão em vulnerabilidade social e ou familiar.

“O objetivo é manter a prática da leitura, despertar a curiosidade intelectual, proporcionar a formação de novos leitores dando um gás ao nosso projeto de educação implantado em janeiro deste ano na Unidade. Desta forma, estimulamos a aprendizagem da língua portuguesa e inglesa, no que se refere a leitura, fala e escrita”, pontuou a Enfermeira Daiane de Oliveira Costa Silva, coordenadora da Unidade de Acolhimento Estadual.

A terapeuta ocupacional Luanna Sousa Braga destacou os propósitos da sua função com os acolhidos: “Nosso trabalho tem o objetivo de possibilitar a expressão, promover reflexão sobre a história de vida e problemática do uso de álcool e outras drogas. Buscamos reinventar o cotidiano dos acolhidos através das atividades terapêuticas indicadas a cada caso, explorando as nossas oportunidades no contexto educacional e do ambiente atual. Fizemos a parceria com o Farol da Educação, que aceitou abrir as suas portas e contribuir com reinserção social”, disse.

Acolhidos tiveram uma tarde de leitura e conhecimento (Foto: Divulgação)

Jessica Dayrane Silva Santos é artesã e professora de Artes. A profissional usa suas habilidades para levar aos acolhidos uma forma de ver o mundo por meio da literatura: “Hoje, estamos dando continuidade um projeto da UAA, voltado para o incentivo à leitura. Marcamos uma visita ao Farol do Saber que abriu portas para muitos lugares através dos livros. Trata-se de uma atividade que trabalha a imaginação, concentração, aumenta o vocabulário e desperta a vontade de conhecer um lugar que pertence à comunidade e está acessível para todos”, frisou a professora, que completou. “Compreendemos que a educação é uma forma de intervenção no mundo. Respeitamos a autonomia, a identidade e a dignidade dos acolhidos e também entendemos que estamos em processo, em construção e desconstrução”.

A Unidade de Acolhimento Estadual, que é gerenciada pelo Instituto Vida e Saúde, está instalada na Rua dos Acapus, nº 24, quadra 77 – Jardim Renascença I.

Fechar