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Veja os benefícios que a manga proporciona à saúde

Em solos brasileiros, a manga foi produzida pela primeira vez por colonizadores portugueses no século XVI

Foto: Reprodução

Aliada do intestino, a manga é rica em fibras, que atuam no bom funcionamento do intestino e evitam prisão de ventre. De tradição milenar, a origem da manga remonta a diferentes culturas, mas o fato é que ela surgiu na Ásia, e tanto tempo depois ainda faz sucesso no mundo todo. A mangueira é considerada a árvore nacional de Bangladesh e a manga é a fruta nacional de três países: Paquistão, Índia e Filipinas.

Em solos brasileiros, a manga foi produzida pela primeira vez por colonizadores portugueses no século XVI. E ela se deu bem por aqui tanto pelo clima favorável ao cultivo, como também caiu no gosto do povo, sendo uma das frutas mais produzidas e consumidas.

Rica em vitaminas C e B6, a fruta contém uma substância que ajuda a proteger o fígado e melhora a digestão de gorduras pelo organismo. A fruta contém cerca de 15% de açúcar, 1% de proteína e quantidades significativas de ferro, sendo indicada para tratamentos de anemia e é recomendada para mulheres grávidas e em períodos de menstruação.

Veja abaixo alguns benefícios da manga

1. Ajuda na imunidade
Por possuir vitaminas C e A, a manga ajuda a fortalecer o nosso sistema imunológico, atuando na prevenção de doenças. A vitamina A contribui com a integridade da pele e das mucosas, impedindo a invasão de patógenos que podem causar problemas de saúde. Sua deficiência reduz a resistência a infecções, por exemplo. Já a vitamina C evita o dano das células do corpo e aumenta a imunidade. Vale destacar que não produzimos a vitamina C ou A, mas precisamos delas para a defesa do organismo. Por isso, a necessidade de consumir com mais frequência alimentos como manga que contém esses nutrientes. Em 100 g de manga em média há 15,8 mg de vitamina C e 23 μg de vitamina A.

2. Alivia a constipação
As fibras presentes na manga auxiliam o funcionamento intestinal e previnem a prisão de ventre. De acordo com um estudo, quem consumiu cerca de 300 g da fruta (uma manga média) por dia teve menos sintomas de constipação crônica. Os pesquisadores acreditam que, além das fibras, a presença de fitoquímicos da polpa da manga são benéficos para aliviar esse desconforto. É importante ressaltar que a hidratação tem papel fundamental nesse processo, portanto é necessário beber bastante água.

3. Faz bem para o coração
A manga contém antioxidantes e fibras solúveis que contribuem para o bom funcionamento das artérias, equilibram a frequência cardíaca e os níveis de colesterol LDL —é importante lembrar que em excesso, esse tipo de colesterol pode entupir veias e artérias, elevando o risco de infarto. Um estudo realizado pela Universidade da Califórnia, em mulheres saudáveis na pós-menopausa, indicou que consumir duas xícaras de manga por dia diminuía a pressão arterial. A fruta contém magnésio, potássio e polifenóis que contribuem com esse benefício. Lembrando que a pressão alta é um fator de risco para o surgimento das doenças cardiovasculares.

4. Protege a visão
É um fruto que possui carotenóides, que são substâncias que dão a cor amarela, e são precursoras da vitamina A — o nutriente desempenha um papel importante para a visão, protegendo os olhos de doenças como catarata e diminui a dificuldade de visão noturna. Além disso, possui os antioxidantes luteína e zeaxantina. E esses nutrientes protegem os olhos de alguns danos externos e previnem a degeneração macular, que causa a perda de visão.

5. Retarda o envelhecimento da pele
Com o tempo, a pele sofre um desgaste natural que é afetado pelos hábitos inadequados e raios ultravioletas. E uma das principais causas do envelhecimento são os radicais livres que danificam as células. Como a manga possui antioxidantes como as vitaminas A e C, seu consumo retarda o envelhecimento. A vitamina C ajuda na produção do colágeno no organismo e a vitamina A atua na produção e manutenção do tecido subcutâneo e renovação das células do corpo. Ainda auxilia na elasticidade da pele.

6. Melhora a concentração e a memória
A manga está na lista de alimentos que auxiliam no bom funcionamento do cérebro. Isso ocorre por conter em sua composição o ácido glutâmico (glutamina), um aminoácido importante para o órgão, aumentando a concentração e melhorando a memória.

7. Aumenta a absorção do ferro
A fruta é um alimento que contém vitamina C e esse nutriente auxilia na absorção do ferro dos alimentos ingeridos. Dessa forma, o consumo da fruta contribui com quem tem anemia por privação desse mineral. Nesses casos, a recomendação é comer a manga após as refeições principais.

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