OMS monitora pneumonia misteriosa na Argentina

O surto já provocou três mortes – a última vítima foi uma mulher de 70 anos que havia sido internada para uma cirurgia.

Fonte: Com informações do Estadão

A Organização Mundial da Saúde (OMS) está monitorando dez casos de uma pneumonia bilateral de origem desconhecida em um hospital da província de Tucumán, na Argentina. O surto já provocou três mortes – a última vítima foi uma mulher de 70 anos que havia sido internada para uma cirurgia.

Os casos estão ligados à clínica privada Luz Médica, na cidade de San Miguel de Tucumán, no noroeste do país, segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), escritório regional da OMS. Os primeiros pacientes apresentaram sintomas entre 18 e 22 de agosto.

Na terça-feira, um relatório inicial incluiu entre os contaminados cinco profissionais de saúde e um paciente da clínica. Na quinta-feira, as autoridades de saúde locais relataram mais três casos, elevando o total para nove. Na sexta-feira (2), a Argentina relatou o décimo caso.

Os sintomas incluem febre, dores musculares e abdominais, diarreia e falta de ar. Testes iniciais para vírus respiratórios conhecidos e outros agentes virais, bacterianos e fúngicos deram negativo, informou a Opas.

Amostras biológicas foram enviadas à Administração Nacional de Laboratórios e Institutos de Saúde da Argentina para testes adicionais, que incluirão análise da presença de toxinas.

Fechar