Bate-papos por câmera substituíram deslizar em aplicativos de namoro online

Se você está pelo menos um pouco familiarizado com plataformas de namoro online, então você provavelmente conhece o sistema de deslizar (swipe)

Fonte: Da redação

Se você está pelo menos um pouco familiarizado com plataformas de namoro online, então você provavelmente conhece o sistema de deslizar (swipe). Se não, ele pode ser descrito assim:

  1. No aplicativo de namoro, o usuário vê as fotos de um perfil, às vezes com breve informativo sobre a outra pessoa (nome, idade, etc).
  2. Você pode deslizar a foto para a esquerda ou para a direita para dizer ao aplicativo se você gosta ou não da pessoa.
  3. Se, no final, ambos os usuários votarem sim, e apenas nesse caso, o sistema oferecerá a oportunidade de começar a conversar.

Em teoria, essa abordagem economiza muito tempo escolhendo entre centenas de candidatos para um relacionamento. Mas, na prática, tudo acabou sendo menos simples — falaremos disso mais tarde. De qualquer jeito, essa é a história do sistema de “swipe”, popularizada pelo Tinder.

Uma breve história do Tinder e como ele mudou o mundo dos namoros

O Tinder surgiu no dia 1 de setembro de 2012 e, já em janeiro de 2014, o seu número de usuários ultrapassou 10 milhões. No final do mesmo ano, seu número quadruplicou para 40 milhões de usuários.

O princípio do Tinder era o seguinte: você vê o perfil de uma pessoa que está por perto e desliza para a esquerda ou para a direita, dependendo se você gosta ou não da pessoa. Se a atração é mútua, existe um “match” (conexão) e aparece  uma caixa de diálogo na qual vocês podem conversar.

O Tinder fez sucesso e muitos aplicativos de namoro começaram a copiar ativamente a função de swipe. Os usuários também gostaram dessa abordagem, pois a sua busca se tornou também em uma espécie de jogo, com mais emoção e, mais importante, a capacidade de olhar centenas de perfis em apenas uma noite e criar várias conexões. No entanto, com o tempo, ficou claro que a mecânica não é totalmente eficaz por uma série de razões:

  1. Deslizar tornou-se apenas uma rotina. Milhões de pessoas começaram a passar por perfis sem pensar, em uma sequência sem sentido. É claro que a intenção é encontrar a pessoa certa, mas o sistema ficou caótico.
  2. Encontrar o parceiro certo não é tão fácil quanto se pensava. Olhando apenas as poucas informações do perfil, é geralmente irrealista entender que tipo de pessoa está na sua frente. Muitas vezes existe uma expectativa, mas depois a realidade é bem diferente.
  3. Avaliar a mera aparência de alguém não é o critério ideal para começar um relacionamento. Aliás, em muitos casos, dar demasiada importância ao visual impede de encontrar a combinação perfeita para um relacionamento sério.

É claro que o recurso de “deslizar” não mudou nada até hoje, mas os usuários já não confiam muito na sua eficácia. Os desenvolvedores também entenderam isso, então agora eles estão implementando novas funções nos seus apps. Por exemplo, nos últimos anos, a função de conversa por vídeo incorporada diretamente ao aplicativo tornou-se especialmente popular.

Entre as plataformas de namoro que já implementaram esse recurso, listamos:

  • Tinder;
  • Badoo;
  • Bumble;
  • Azar e outras. 

Adicionar a função de bate-papo aleatório por vídeo é sem dúvida uma tendência positiva, pois somente por vídeo você pode conhecer uma pessoa em pouco tempo e na distância, encontrar interesses comuns e, como resultado, ter uma relação forte. Mas esse recurso também tem uma nuance.

Aplicativos de namoro estão monetizando ativamente os seus serviços. Alguns deles exigem pagamento para os usuários poderem usar quase todos os seus recursos e a função de conversa por vídeo não é exceção. Nem todos os usuários estão prontos para pagar por isso, mas, felizmente, isso não é necessário, porque existem muitas alternativas gratuitas ou, pelo menos, mais baratas.

Bate-papos por câmera ao vivo — comunicação grátis com pessoas em todo o mundo

Bate-papos aleatórios por câmera são plataformas alternativas de namoro online que evoluíram em paralelo com sites e aplicativos de namoro clássicos. O formato de bate-papo por vídeo existe desde 2009, quando os primeiros chats de webcam Omegle e Chatroulette apareceram. Posteriormente, o número de bate-papos aleatórios cresceu rapidamente, muitos deles oferecendo aos seus usuários recursos verdadeiramente únicos.

Entre as opções mais interessantes está o CooMeet. O site https://coomeet.com/pt/camchat conecta homens apenas a mulheres (e vice-versa). Depois, há o OmeTV, que oferece um filtro de gênero razoável e a função de traduzir automaticamente mensagens para o idioma selecionado, e o Bazoocam, onde você pode conversar pessoa a pessoa ou entrar na transmissão ao vivo de um outro usuário. Você pode também lançar sua própria transmissão e reunir uma boa audiência.

Os bate-papos com novas pessoas desconhecidas têm um princípio de funcionamento diferente do Tinder e seus concorrentes. Não existem questionários, criação de perfis, etc. Namorar simplesmente acontece. Você entra no site ou aplicativo, clica em “Iniciar” e, um momento depois, uma pessoa aleatória aparece na tela. Em algumas roletas de bate-papo você pode definir parâmetros básicos de pesquisa, como o gênero, geolocalização, lista de interesses, etc, mas, mesmo assim, a aleatoriedade desempenha um papel importante.

Os swipes irão desaparecer?

Apesar do recurso de deslizar para encontrar alguém compatível não ser a solução ideal, ela continua a ser popular. Em 29 de março de 2020, o Tinder registrava 3 bilhões de swipes por dia. É claro que esse número se deve também à pandemia do coronavírus e a sérias restrições de quarentena em todo o mundo. Mas mesmo sem essas circunstâncias, os swipes irão continuar.

Provavelmente, no futuro, o formato de conhecer alguém rapidamente através da técnica de deslizar perfis, irá mudar e será encontrado um método mais adequado. Porém, por agora, não existe substituto, exceto a função de bate-papo por vídeo, mas esse recurso ainda não está bem implementado nos sites de namoro tradicionais. Por isso é melhor olhar para as plataformas de bate-papo por vídeo que se dedicam exclusivamente a isso.

Resumindo

Sites de namoro e aplicativos e bate-papos por vídeo são formatos completamente diferentes, cada um com suas próprias vantagens e desvantagens. Você não precisa abandonar os sites clássicos de namoro e usar apenas as roletas de bate-papo, ambos os formatos são úteis.

Queremos no entanto lembrar que, se você quer encontrar alguém realmente compatível, então deverá usar todas as oportunidades possíveis. Isso significa que não se deverá limitar ao Tinder. Desejamos boas aventuras e que encontre pessoas bastante interessantes na internet.

Fechar