Registrados 860 novos casos de coronavírus no Maranhão em 24 horas

Nessa sexta-feira (25), voltou a ser obrigatório o uso de máscaras em aviões, aeroportos e outros estabelecimentos localizados na área dos terminais.

Fonte: Luciene Vieira

A região metropolitana de São Luís registrou 228 novos casos de Covid-19; 625 em outras regiões; e sete em Imperatriz. Ao todo, o Maranhão totalizou 860 novos casos de coronavírus, em 24 horas. O dado faz parte do boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES), divulgado na quinta-feira (24).

Nessa sexta-feira (25), voltou a ser obrigatório o uso de máscaras de proteção fácil em aviões, aeroportos e meios de transporte e outros estabelecimentos localizados na área dos terminais. A decisão foi tomada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), no início desta semana, devido o aumento de casos de coronavírus nas últimas semanas.

Para subsidiar a decisão, a Anvisa realizou reunião com especialistas sobre o cenário epidemiológico atual da Covid-19 no Brasil. Participaram representantes da Sociedade Brasileira de Infectologia, Conselho Nacional de Secretários de Saúde, Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, Fundação Oswaldo Cruz e Associação Brasileira de Saúde Coletiva, além dos epidemiologistas Carla Domingues e Wanderson Oliveira.

“Os participantes da reunião ressaltaram que os dados epidemiológicos demandam o retorno de medidas não farmacológicas de proteção, como o uso de máscaras, principalmente no transporte público, aeroportos e ambientes fechados/ confinados”, explicou a Anvisa na ocasião.

Além dos dados epidemiológicos atuais, o comportamento com características de sazonalidade da pandemia também foi considerado pela Anvisa. “Nos últimos anos, observou-se no Brasil o aumento da transmissão do vírus no período de novembro a janeiro, quadro que pode ser agravado pelo maior fluxo esperado de viajantes, que se deslocam pelos aeroportos para as férias escolares e festas de fim de ano”, acrescentou a agência.

RECOMENDAÇÕES

Devido ao aumento de casos de coronavírus na região metropolitana de São Luís, a Universidade Federal do Maranhão, a Defensoria Pública, aeroportos, passaram a exigir o uso da máscara dentro de suas dependências.

Na quinta-feira (24), a Rede Batista de Educação Maranhense emitiu um comunicado recomendando o uso de máscara. “Nos últimos dias estamos acompanhando o crescimento rápido do número de casos de Covid-19 e a circulação de novas linhagens da variante Ômicron (com ênfase nas sublinhagens BQ.1, BA.5.3.1.), em vários estados brasileiros, dentre eles o Maranhão. Por isso, o Ministério da Saúde, entidades médicas e especialistas recomendam o reforço da vacinação e das medidas de prevenção. Como medida de precaução, a gestão da Rede Batista de Educação Maranhense, retorna (a partir de 25/11/2022) à recomendação do uso de máscara dentro das dependências de suas unidades, para evitar contaminação pela Covid-19”, disse o comunicado.

Fechar