Autorizada a construção do primeiro Hospital Municipal Veterinário de São Luís

A unidade de saúde animal irá funcionar na área Itaqui-Bacanga e oferecerá uma série de serviços gratuitos.

Fonte: Redação / Assessoria

O prefeito Eduardo Braide assinou a Ordem de Serviço para a construção do primeiro Hospital Municipal Veterinário de São Luís. A unidade de saúde animal irá funcionar na área Itaqui-Bacanga e oferecerá uma série de serviços gratuitos a animais domésticos e em situação de vulnerabilidade.

As obras para a construção do Hospital Municipal Veterinário serão executadas pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh), com investimentos de, aproximadamente, R$ 2,3 milhões de recursos de Operação Urbana.

A previsão de entrega é para o segundo semestre de 2023. A construção do Hospital conta, ainda, com a parceria das secretarias municipais de Obras e Serviços Públicos (Semosp), que é responsável pela consultoria técnica; e pela Secretaria de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais (Semispe), que criou todo o projeto.

“Hoje é um dia histórico para nossa cidade, ter a oportunidade de assinar essa Ordem de Serviço para construção do Hospital Veterinário de São Luís, realmente, é um momento de muita alegria, porque é um compromisso que fiz enquanto candidato e está registrado no meu plano de governo e esse dia chegou não só por vontade e determinação minha, mas pela soma de esforços de diversas pessoas, como organizações, parlamentares, sociedade civil e todos que estão comprometidos com a causa animal. Que venha o Hospital Veterinário”, destacou o prefeito Eduardo Braide ao acionar o botão de início das obras.

O equipamento, que terá endereço na Av. dos Portugueses, Anjo da Guarda – ao lado do Núcleo Regional da Defensoria Pública do Estado (DPE) da área Itaqui-Bacanga, ocupará um espaço de mais de dois mil metros quadrados.

O espaço será administrado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e também contará com serviços de prevenção – consultas, exames, vacinação – e atendimentos emergenciais, que serão disponibilizados para pets de famílias cadastradas nos programas sociais de governo, bem como, animais sob tutela de Organizações Não Governamentais (ONGs), protetores independentes, atuantes na causa animal e sociedade civil.

Compra de Equipamentos

Além dos R$ 2,3 milhões de recursos da Semurh, responsáveis pela construção da obra, a compra dos equipamentos que serão utilizados para os atendimentos dos pets já está garantida, graças a emenda parlamentar do deputado federal Aluísio Mendes (PSC), articulada pelo vereador e defensor da causa animal, vereador Dr. Gutemberg (PSC).

Fechar