Relembre alguns atores que faleceram vítimas do HIV

O preconceito e a discriminação de pessoas vivendo com HIV levam a impactos negativos na saúde mental de quem recebe o diagnóstico

Fonte: Da redação

O mês de dezembro é dedicado à mobilização nacional pela prevenção do HIV e incentivo ao cuidado e assistência das pessoas que vivem com o vírus.

O tratamento do HIV alcançou avanços relevantes do ponto de vista da eficiência no controle da infecção e na redução dos efeitos colaterais dos medicamentos.

Embora a terapia antirretroviral tenha evoluído e a infecção seja tratável como outras doenças crônicas, como hipertensão e diabetes, os impactos para a saúde mental de pessoas que recebem o diagnóstico ainda são significativos.

“O impacto do diagnóstico do HIV acaba sendo diferente daquele relacionado a outras doenças muito em função do estigma social associado ao vírus”, afirma o psicólogo Maycon Rodrigo Torres, membro do Laboratório de Psicanálise e Laço Social da Universidade Federal Fluminense (UFF) e professor de psicologia Faculdade Maria Thereza (Famath).

O especialista afirma que o fato de o contágio do HIV estar vinculado principalmente à transmissão por via sexual reforça a associação da infecção com questões ligadas à sexualidade.

“Em doenças como o diabetes e a pressão alta, não existe um componente de moralidade tão explícito quanto em relação ao HIV. O ponto da sexualidade e a dificuldade que a sociedade tem de lidar com o tema influencia no modo de recepção desse diagnóstico”, afirma Torres.

“Apesar dos avanços tecnológicos em relação ao tratamento e à qualidade de vida das pessoas, em última instância o preconceito social acaba influenciando diretamente no medo que as pessoas têm e no modo que elas lidam com a infecção”, completa.

Relembre abaixo alguns famosos que faleceram vítimas do HIV

João Alberto Pinheiro

(Foto: Reprodução)

O ator ficou famoso após sua atuação na novela Pantanal primeira versão, no folhetim ele viveu o personagem Zaqueu. Contudo, ele não teve uma vida muito longa e morreu aos 31 anos vítima de Aids.

Cláudia Magno

Lutando contra Aids, musa dos anos 80 não completou sua última novela

Com mais de 10 novelas no currículo e dona de uma beleza ímpar, Cláudia Magno fez bastante sucesso na década de 80 e no início de 90 quando integrou o elenco de várias produções da TV Globo com destaque.

Champagne (1983), Fera Radical (1988), Bebê a Bordo (1989), Tieta (1989), Meu Bem, Meu Mal (1990) e Felicidade (1992) são alguns dos títulos em que Cláudio Magno esteve. Faleceu aos 35 anos, no dia 5 de janeiro de 1994, devido a uma insuficiência respiratória aguda em decorrência da Aids. Na época da morte, ela gravava a novela Sonho Meu como Josefina.

Lauro Corona

Lauro Corona | Lauro Corona | memoriaglobo

No auge da carreira, Lauro Corona pegou a todos de surpresa com a sua morte. Um dos rostos mais belos da TV Globo na década de 80, o ator estrelou diversas produções e era a sensação nas revistas voltadas para o público jovem.  Esteve em Dancin’ Days (1978), Baila Comigo (1981), Elas Por Elas (1982), Louco Amor (1983), Memórias de um Gigolô 1986) e Direito de Amar (1987). Também comandou o Vídeo Show em 1984. Faleceu no dia 20 de julho de 1989, em meio as gravações da novela Vida Nova, onde era protagonista.

Sandra Breá

70 anos de Sandra Bréa, estrela da Globo que virou símbolo da luta contra  Aids

Eleita símbolo sexual dos anos 70 e 80, Sandra Bréa foi uma das grandes atriz da TV Globo e brilhou muito. Na emissora carioca esteve em Bicho do Mato (1972), O Bem-Amado (1973), Corrido do Ouro (1974), Elas por Elas (1982), Ti Ti Ti (1985), Hipertensão (1986), Bambolê (1987), Pacto de Sangue (1989), Gente Fina (1990) e Felicidade (1991). Em 1993 assumiu publicamente que tinha o vírus HIV e passou a ser discriminada. Tanto que só fez mais uma novela, Zazá em 1997. Morreu no dia 4 de maio de 2000, aos 47 anos, vítima de um câncer de pulmão.

Thales Pan Chacon

Famosos Que Partiram: Thales Pan Chacon

O profissional se tornou destaque na emissora Globo em 1980, atuou em O Salvador, Fera Radical e Meu Bem. Contudo, morreu de HIV com apenas 40 anos em 1997. Aliás, ele atuou na novela Os Ossos do Barão no SBT antes de morrer.

Caíque Ferreira

O ator Caíque Ferreira (Créditos: Reprodução)

O ator Caíque Ferreira tinha uma carreira bonita pela frente, mas acabou perdendo a vida vítima de complicações da Aids seis dias após a morte de Cláudia Magno pelo mesmo motivo, em janeiro de 1994. Bilhante (1981), Paraíso (1982), Amor com Amor se Paga (1984), Corpo a Corpo (1984), Olho por Olho (1988) e O Sexo dos Anjos (1989) foram as novelas que contaram com o ator.

Fechar