Queimadura de caravelas e crianças perdidas são os casos mais comuns nas praias da Grande São Luís

Ações de segurança são intensificadas em períodos de férias e seguem o ano todo.

Fonte: Redação / Assessoria

As praias da Grande São Luís, mais especificamente os frequentadores e banhistas, ganharam um reforço na segurança: equipes do Batalhão de Bombeiros Marítimo (BBMar) tem atuado, de forma preventiva, contra acidentes e afogamentos. O grupamento ainda realiza ações de abordagens e de resgates. Os trabalhos são intensificados nos períodos de férias e feriados, devido ao alto número de frequentadores nas praias, mas as ações seguem o ano todo.

Os casos mais comuns neste período são queimadura de caravelas, crianças perdidas, perigos por conta das chuvas e consumo de álcool. A Operação Praia Segura cobre a orla de São Luís (Olho d’Água, do Meio, Litorânea, São Marcos, Ponta d’Areia) e São José de Ribamar (Praia do Araçagy, Banho e Panaquatira).

Os bombeiros que atuam na operação Praia Segura contam com a ajuda dos proprietários de bares e restaurantes, que acabam sendo multiplicadores das ações e repassam aos clientes os esclarecimentos sobre cuidados que eles devem seguir.

Como parte da operação Praia Segura, as ações focam em conscientizar as pessoas sobre os riscos de acidentes na orla, caso não sejam tomados os devidos cuidados. A iniciativa busca, ainda, evitar o tráfego ilegal de veículos à beira-mar, e também corroborar para uma maior segurança dos banhistas dentro d’água.

Entre outras ações realizadas pelo grupamento estão, por exemplo, medidas preventivas como o monitoramento de área; ações de salvamento e educativas em quadriciclos; monitoramento a pé, em rondas, a realização de patrulhamento, dentre outras.

Aplicativo

O aplicativo Praia Segura SLZ, que pode ser baixado em Android e IOS, é um forte aliado para quem quer mais segurança e orientações. A ferramenta traz informações sobre locais de risco, dicas de segurança e características das praias (extensão, se há guarda-vidas, dias e horários, atendimento médico, posto de saúde mais próximo).

Informa ainda sobre a tábua de maré (dias e horários em que está cheia ou baixa), a situação de balneabilidade para que o banhista saiba o local adequado para banho e endereços dos postos de guarda-vidas. A ferramenta ainda contém vídeos com dicas comportamentais no lazer envolvendo rios, piscinas e praias.

Pelo aplicativo podem ser enviadas informações aos guarda-vidas, pedir ajuda ou acionar diretamente o Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) pelo Whatsapp. “O aplicativo foi criado para prestar informação rápida e acessível às pessoas. É mais uma forma de orientar e informar o banhista para evitar acidentes que podem ser fatais. Uma inovação que servirá a ludovicenses e também a turistas”, informou o comandante do CBMMA.

Em caso de acidentes

Em caso de acidentes, as pessoas podem pedir ajuda no posto do Batalhão de Bombeiros Marítimo mais próximo e ainda acionar com canais telefônicos: 193 (Corpo de Bombeiros), 190 (Ciops) e 192 (Samu).

Fechar