Pais de alunos pedem solução para problemas estruturais da UEB Amaral Raposo, em São Luís

Ano letivo foi adiado, devido a salas de aulas sem lousas ou ventiladores, fios elétricos expostos, teto, mesas e cadeiras danificados.

Fonte: Luciene Vieira

Os pais de alunos da Unidade Básica de Ensino (UEB) José Gonçalves do Amaral Raposo, localizada no bairro de Pedrinhas, em São Luís, fizeram uma manifestação nessa quarta-feira (1º), contra a situação precária da estrutura da escola.

Segundo apurado pelo Jornal Pequeno, o retorno das aulas teria sido adiado, devido aos problemas de infraestrutura da unidade de ensino. Durante a manifestação, o subprefeito da zona rural, Dilmar Araújo, e representantes da Secretaria Municipal de Educação (Semed) estiveram na UEB Amaral Raposo, em uma tentativa de, junto aos pais, encontrar soluções para a situação.

Vídeos feitos pelos manifestantes mostraram portas de banheiros sem fechaduras, salas de aulas sem lousas e ventiladores, problemas com fios elétricos expostos, cômodos da escola com pisos cobertos por terra, mesas e carteiras deterioradas. Além de tudo isto, a quadra de esporte está com o teto danificado, o que impediria o uso nas aulas de educação física.

A dona de casa Jéssica Milleyde da Cruz Costa, de 29 anos, é mãe de duas crianças que estudam na José Gonçalves do Amaral Raposo. Ela informou que uma comissão de pais de estudantes foi formada para organizar o protesto e reivindicar as melhorias estruturais.

“Tenho um filho de dez anos, que está no quinto ano do Ensino Fundamental; e outro de sete, no segundo ano escolar. As aulas deveriam ter sido iniciadas na última segunda-feira (30). Porém, fomos informados que o início do ano letivo foi adiado. Apenas na segunda-feira é que a gestão da unidade de ensino informou a situação precária do prédio da escola. O problema é tão grave que soubemos de um caso em que um funcionário desta unidade de ensino pegou choque, por meio de um fio que está exposto no chão”, informou Jéssica.

A dona de casa disse, ainda, que o prédio estava sem bebedouros, a água para o consumo dos alunos e funcionários seria retirada de um poço, e não teria o tratamento adequado.

“A Amaral Raposo é muito antiga, e há pelo menos 30 anos não recebe reforma”, destacou Jéssica.

SINDEDUCAÇÃO ACOMPANHOU PROTESTO

De acordo com a presidente do SindEducação, professora Sheila Bordalo, em 2022, a Amaral Raposo passou apenas por reparos. “Os quadros (lousas) não têm condições de funcionamento. Outra questão é que faltam cadeiras para todos os alunos matriculados, pois houve uma superlotação nesta unidade de ensino, no ano passado. Além de tudo isto, a fiação elétrica está exposta, não há ventiladores nas salas de aula e a quadra esportiva está danificada”, frisou.

Ainda segundo a presidente do SindEducação, medidas emergenciais precisam ser feitas. “As medidas emergenciais é o conserto dos quadros, cadeiras e manutenção elétrica e hidráulica. Esperamos que assim que estes serviços emergenciais sejam resolvidos, os professores já estarão organizados com seus planejamentos para o retorno das aulas. E, também, a comunidade de Pedrinhas exige que o Amaral Raposo seja colocado no calendário de reforma”, destacou Sheila Bordalo.

Durante a manifestação dos pais de alunos, compareceu ao local o subprefeito da zona rural, Dilmar Araújo. Além dele, uma equipe da Secretaria Municipal de Educação (Semed) também esteve na escola.

“O subprefeito reuniu os professores para um diálogo, e chegaram alguns bebedouros e cadeiras. Para a retomada das aulas, serviços emergenciais estão sendo feitos, mas precisamos que haja um prazo definitivo para a reforma da escola”, disse Sheila Bordalo.

“O subprefeito Dilmar garantiu que receberá os pais dos alunos da Amaral Raposo, na sede da subprefeitura da zona rural, na sexta-feira (3), 11h30, para uma reunião. Mas o que, realmente, queremos é a realização de uma reforma integral da escola, e não apenas reparos superficiais”, enfatizou Jéssica Milleyde.

OUTRO LADO

Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) informou que a UEB Amaral Raposo já passou por intervenções e está no cronograma de reforma do Programa Escola Nova, que já alcançou mais de 100 unidades da rede municipal de São Luís.

A Semed disse, ainda, que no último fim de semana as equipes da Secretaria estiveram na escola corrigindo problemas pontuais na infraestrutura do prédio e que, já nesta semana, foram entregues todo mobiliário e materiais necessários para a garantia do ano letivo de 2023 na unidade.

Por fim, a Semed ressaltou que mantém diálogo permanente com a comunidade escolar, incluindo os pais dos alunos e os profissionais da UEB Amaral Raposo.

Fechar