Mais de 11 mil policiais militares farão segurança durante o Carnaval no Maranhão

A operação da PM do período carnavalesco começa nesta quinta-feira (9), nos 217 municípios.

Fonte: Luciene Vieira

A segurança no estado do Maranhão terá 11.500 policiais militares em cada dia durante o Carnaval. A informação foi divulgada durante reunião com oficiais da Polícia Militar para apresentação de diretrizes para a festa momesca de 2023. O encontro ocorreu na manhã dessa quarta-feira (8), no auditório Palácio Henrique de La Roque, no bairro Calhau, em São Luís.

O comandante-geral da PM do Maranhão, coronel Emerson Bezerra, afirmou que o objetivo das diretrizes é fazer com que todos os comandantes trabalhem de forma ordenada, resultando em um Carnaval seguro. As atividades policiais direcionadas ao período carnavalesco começam nesta quinta-feira (9), em todos os 217 municípios do estado.

Segundo o coronel Emerson, serão feitas barreiras policiais nas manhãs, tardes e noites destas próximas duas semanas.

“Nas barreiras, vamos tirar armas de circulação, e fazer a apreensão de drogas”, destacou o comandante-geral.

Outra ação realizada pela Polícia Militar será a segurança ostensiva nos pontos de festa. “Para isto, vamos utilizar todo o nosso efetivo, que são 11.500 policiais militares homens e mulheres. Convocaremos militares que atuam nos setores administrativo, e faremos a compra da folga do policial militar, por meio da jornada operacional especial”, informou Emerson.

BARREIRAS DA LEI SECA A PM

A PM garantiu ainda a presença de barreiras da Lei Seca em pontos estratégicos. “Álcool e direção não combinam, teremos barreiras de Lei Seca, principalmente na região metropolitana de São Luís. Nelas, faremos o teste do bafômetro, e caso o resultado seja positivo, faremos a condução do condutor alcoolizado à delegacia, além de ser lavrado um auto de infração”, informou coronel Emerson.

PONTOS DE EVENTO

Nos pontos de festa, o comandante-geral da PM do Maranhão disse que os policiais estarão em viaturas, a pé e em cavalos. Existirão também barreiras de fiscalização. A PM tem atuado nas festas de pré-carnaval desde o dia 25 de dezembro, quando houve o “primeiro grito de Carnaval”.

Em relação às prévias, há policiais militares todos os domingos na Madre Deus e Avenida Litorânea, e aos sábados na Avenida Beira-Mar. “Neste pré-carnaval, até o momento, não houve nenhum incidente nos locais de festas, com relação a homicídio e tentativa de homicídio, mas em grandes aglomerações é sempre provável que existam pequenos furtos, por isso o folião precisa, também, ter cuidado”, destacou Emerson.

Fechar