Comissão da Unesco virá conhecer os Lençóis Maranhenses

Parque Nacional atendeu a todas as exigências técnicas e deu passo importante para se tornar Patrimônio Natural da Humanidade.

Fonte: Redação

A candidatura do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses a Patrimônio Natural da Humanidade atendeu a todas as exigências técnicas e uma comissão da UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação, a Ciência e a Cultura) virá ao Maranhão fazer uma avaliação presencial do Parque.

A informação foi dada neste sábado, 4, pelo governador Carlos Brandão, por meio de suas redes sociais.

“Recebemos uma carta da Unesco informando que a candidatura dos Lençóis Maranhenses a Patrimônio Natural da Humanidade atendeu a todas as exigências técnicas. E que uma comissão da entidade virá ao Maranhão fazer uma avaliação presencial do Parque”, postou o governador.

O local, conhecido pelos mantos de areia e poças de água doce, faz parte de uma seleta lista da ONG World Heritage Watch (WHW), que separou sete destinos para concorrer ao título.

Além do Maranhão, estão no páreo belezas de outros Estados a Serra da Capivara (PI), o Parque de Itatiaia (RJ), o Raso da Catarina (BA), as cavernas de Peruaçu (MG), os banhados do Taim (RS) e a serra do Divisor (AC).

A lista dá suporte às autoridades que determinam quais serão os sítios eleitos. A indicação de cada um é feita pelo país que o abriga, para depois ser sancionada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Antigo

A documentação da candidatura do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses está pronta desde 2018 no Ministério das Relações Exteriores. Embora não tenha caráter oficial, a lista da WHW tem grande influência.

Criada há 10 anos, na Alemanha, a ONG tem avaliado o status de conservação dos locais que já são patrimônio da humanidade e prospecta novos candidatos.

Como a Unesco recebe pedidos de todos os países do mundo, sua equipe não consegue avaliar tudo com rapidez, e os países com presença da WHW têm ganhado agilidade.

A expectativa é que as sete locações indicadas ganhem o título ao longo dos próximos 15 anos. Outras áreas são avaliadas, como o arquipélago de Abrolhos, na Bahia, e os cânions da Serra Geral, no Rio Grande do Sul.

Brasil

No Brasil, o título já foi dado ao Pantanal (MT/MS), Amazônia Central (AM), Costa do Descobrimento (BA/ES), complexo Ilhas Atlânticas (Fernando de Noronha e Atol das Rocas), Parque Nacional do Iguaçu (PR), Vale do Ribeira (PR/SP) e complexo Chapada dos Veadeiros/Parque das Emas (GO).

Fechar