Operação no Maranhão prende grupo suspeito de roubar avião de médico em Teresina

Operação Cessna ainda cumpriu mandados nos estados do Piauí, Pernambuco e Mato Grosso.

Fonte: Com informações do Portal Meio Norte e Cidade Verde

A Polícia Civil deflagrou na manhã desta quinta-feira, 16, a Operação Cessna e realizou a prisão de 17 pessoas suspeitas de participação no roubo da aeronave do médico Jacinto Barbosa Lay, no último dia 14 de janeiro deste ano, no Clube de Ultraleve do Piauí, na zona Leste de Teresina. A ação foi comandada pelo Departamento de Repressão ao Crime Organizado (Draco) nos estados do Maranhão, Piauí, Pernambuco e Mato Grosso.

Em Teresina, foram cumpridos 08 mandados de prisão temporária e 15 mandados de busca e apreensão em desfavor de investigados ligados ao grupo criminoso. Eles são suspeitos da execução do roubo praticado mediante concurso de pessoas, uso de arma de fogo e restrição da liberdade.

No estado do Pernambuco, foi cumprido um mandado de prisão temporária e outro de busca e apreensão em desfavor do investigado que alugou o veículo utilizado na ação criminosa.

No Maranhão foram cumpridos sete mandados de prisão temporária e 12 mandados de busca apreensão nas cidades de São Luís, Paço do Lumiar, Lago da Pedra, Lago do Junco, Lago dos Rodrigues e Araguanã. Os investigados seriam responsáveis pela aquisição de armamentos, gerenciamento financeiro e logístico da ação criminosa, adulteração da aeronave roubada e aquisição de combustível de aviação. Os investigados da Grande São Luís, segundo a polícia, possuem vínculo com o Aeroporto Coronel Alexandre Raposo (Aeroporto de Paço do Lumiar/MA).

Já no Estado do Mato Grosso foi cumprido um mandado de prisão temporária e três mandados de busca e apreensão em face de investigados responsáveis pela logística que seria utilizada para o reabastecimento da aeronave roubada em uma pista clandestina na zona rural do Município de Juara/MT, na região noroeste mato-grossense conhecida como Vale do Arinos.

O delegado confirmou que a operação está relacionada ao roubo da aeronave e que as ações de campo ainda estão em andamento. Maiores detalhes serão reveladas em coletiva na sede da Delegacia Geral.

“É uma operação que estamos deflagrando hoje, com relação ao roubo de uma aeronave. A operação foi deflagrada em quatro estados e os policiais ainda estão em campo. O Draco é composto de policiais extremamente capacitados, assim como toda a Polícia Civil do estado do Piauí, e demonstra mais uma vez que está preparada para elucidar qualquer tipo de crime”, disse o delegado.

Filho de piloto é suspeito de passar informações

O filho do piloto que prestava serviços para o médico Jacinto Lay está entre os presos na Operação Cesnna, deflagrada nesta quinta-feira(16) pelo Departamento de Combate ao Crime Organizado (Draco). De acordo com informações do site cidadeverde.com, Mykhaell Make Abreu Pereira era pessoa de confiança do médico, e é suspeito de ter repassado informações privilegiadas para o grupo que roubou a aeronave no dia 14 de janeiro, no Clube do Ultraleve do Piauí, na zona Leste de Teresina.

A esposa de Mykhaell, Rayra Abreu de Araújo, também foi presa suspeita de participar do roubo do avião. Além do casal citado, outras seis pessoas foram presas no Piaui. Elas seriam responsáveis por agenciar a organização criminosa e executar o roubo.

Nas redes sociais, Mikael costumava postar fotos em avião, o que demonstrava, segundo apuração, o livre trânsito que ele tinha no local onde a aeronave ficava.

Já os presos no Maranhão, segundo levantamento da Polícia, foram responsáveis por adulterar a aeronave para que ela pudesse ir para a Bolívia sem levantar suspeitas.

Entre os sete presos no Maranhão está uma família com uma longa ficha criminal, com passagem por roubo, extorsão, sequestro e tráfico de drogas.

Toda a logística envolvendo o roubo da aeronave teve movimentação de cerca de R$ 500 mil, levando em consideração que cada integrante do grupo ficou responsável por uma função, como agenciamento de pessoas, adulteração da aeronave e contato com traficantes da Bolívia.

Fechar