Maranhão já tem 37 cidades em Situação de Emergência devido às fortes chuvas

Mais de 18 famílias foram afetadas pelas enchentes, até essa quinta-feira (23) e seis pessoas perderam a vida.

Fonte: Luciene Vieira

O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) informou que subiu para 37 o número de municípios do estado que decretaram Situação de Emergência. Até essa quinta-feira (23), estavam desabrigadas 1193 famílias, e outras 1519 desalojadas. Ao todo, mais de 18 mil famílias já foram afetadas. Seis pessoas morreram por causa das fortes chuvas.

Equipes do Corpo de Bombeiros, prefeituras, Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes) estão realizando operações para auxiliar as vítimas no interior do Maranhão. Já teriam sido enviadas 3.450 cestas básicas; 900 garrafões de água e 600 colchões foram entregues.

“As previsões meteorologicas indicam que nós temos um cenário de muita chuva ainda se precipitando no estado. Nosso trabalho agora é reforçar as unidades de bombeiros, que são regionais de Defesa Civil Estadual, para que já atuem interagindo com os municípios e nós possamos nos preparar para preventivamente realizarmos atendimentos às pessoas que necessitam de ajuda”, informou o coronel Célio Roberto, que é o comandante do CBMMA.

Em São Luís, na madrugada dessa quinta-feira (23), um muro caiu e atingiu uma escola no bairro Anjo da Guarda. Por segurança, as aulas foram suspensas até que uma equipe de engenheiros da Prefeitura de São Luís faça uma avaliação da estrutura do prédio.

Ainda na capital maranhense, na madrugada de quarta-feira (22), as intensas chuvas causaram estragos na mureta em frente à Capitania dos Portos, na região da rampa de acesso aos palácios dos Leões e La Ravardière, na Avenida Dom Pedro II, no Centro Histórico.

INTERIOR EMBAIXO D’ÁGUA

Nesta semana, em Barra do Corda, um dos maiores açudes da região não suportou o volume d’água e se rompeu. Já em Pedreiras, quase mil pessoas foram atingidas pelas inundações e cerca de 150 famílias estão desabrigadas depois que o nível do Rio Mearim subiu, tendo ficado mais de quatro metros acima do normal.

Outro município que atravessa situação crítica é Trizidela do Vale, no qual vários pontos de alagamentos foram registrados. Para amenizar a situação às famílias atingidas, a prefeitura montou seis abrigos.

Poção de Pedras, também, está com parte do seu território tomada pela água. Na sede do município, moradores fizeram uma verdadeira “corrente humana” para se deslocarem pelas ruas alagadas.

Lista atualizada das cidades em situação de emergência

Afonso Cunha
Alto Alegre
Arame
Barra do Corda
Barreirinhas
Boa Vista
Buriti
Buriticupu
Conceição do Lago Açu
Coroatá
Esperantinópolis
Governador Nunes Freire
Graça Aranha
Grajaú
Itaipava do Grajaú
Jenipapo dos Vieiras
Joselândia
Lago da Pedra
Nina Rodrigues
Paço do Lumiar
Pedreiras
Pindaré-mirim
Pinheiros
Poção de Pedra
Raposa
Santa Inês
Santa Luzia
Santo Antônio dos Lopes
São Benedito do Rio Preto
São João do Caru
São José de Ribamar
São Luís
São Luís Gonzaga
Trizidela
Tuntum
Viana
Zé Doca

Fechar