Higiene correta das mãos é tema de palestra na Unidade de Acolhimento

Evento em alusão à campanha do Abril Verde visa conscientizar a população sobre a importância da saúde e segurança no trabalho.

Fonte: Redação

Na manhã desta terça feira, dia 18 de abril, a Unidade de Acolhimento realizou uma palestra educativa aos acolhidos e colaboradores com o tema “Higiene correta das mãos”. O evento contou com a participação da coordenadora Daiane de Oliveira Costa, do técnico de segurança do trabalho, Washington Cantanhêde, e estagiários convidados do curso de enfermagem da Universidade Estácio.

Higiene correta das mãos foi tema de palestra na Unidade de Acolhimento (Foto: Divulgação)

A programação contou, também, com uma dinâmica da higiene das mãos e observação em uma caixa preta, chamada Black Box. Na ocasião, foi possível avaliar, na prática, se a higienização das mãos é feita de forma correta, com uma solução fluorescente nas mãos e as orientações do passo a passo feito pelos estagiários.

Os profissionais e acolhidos realizavam a higienização das mãos para, em seguida, colocar as mãos dentro da caixa. Na autoavaliação, podiam visualizar quais pontos foram higienizados corretamente e os que não foram.

A dinâmica da higiene das mãos e observação foi feite uma caixa preta, chamada Black Box (Foto: Divulgação)

A iniciativa do evento foi feita em alusão à campanha do Abril Verde, que visa conscientizar a população sobre a importância da saúde e segurança no trabalho.

Equipe da Unidade de Acolhimento (Foto: Divulgação)

Para o técnico de segurança Washington Cantanhêde, o movimento surgiu como uma forma de lembrar o dia mundial em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, que é celebrado no dia 28 de abril.

Para a coordenadora Daiane Costa, o objetivo da campanha é sensibilizar trabalhadores e acolhidos às práticas que garantam um ambiente seguro e saudável. “Além disso, busca-se chamar a atenção para a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, que muitas vezes são evitáveis. A melhor proteção é a prevenção. Por isso, limpar as mãos corretamente precisa ser um hábito. As mãos funcionam como “veículos”, não apenas de objetos, mas também de vírus e bactérias que podem causar doenças”, frisou.

“Ao manter a higiene, a transmissão de microrganismos será reduzida e você protegerá seu corpo contra bactérias. Aliás, é incrível o quanto protegemos nossa saúde com apenas alguns segundos do nosso dia”, completou Daiane Costa.

Administrada pelo Instituto Vida e Saúde (INVISA), a Unidade de Acolhimento Estadual está instalada na Rua dos Acapus, nº 24, quadra 77 – Jardim Renascença I.

Fechar