Maranhão entra na mira dos investimentos da Alemanha após participação na Feira de Hannover

Executivos da Siemens acenaram para parcerias no projeto que envolve a construção de um porto em Alcântara e uma ferrovia, a EF-317.

Fonte: Redação / Assessoria

Uma comitiva liderada pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos, José Reinaldo Tavares, participou esta semana da Feira de Hannover, na Alemanha, a convite da Conferência Nacional da Indústria (CNI), que levou ao evento uma missão prospectiva com representantes da Fiema, Sesi e Senai.

Tavares foi acompanhando do presidente da Maranhão Parcerias (Mapa), Cassiano Pereira, e do assessor de Relações Institucionais da Sedepe, José Domingues Neto.

“A feira de Hannover é a maior mostra do que será o mundo amanhã. Foi fantástico tudo o que vimos aqui. Não haverá mais sobras, mais lixos, tudo será aproveitado, reciclado. Tudo será bio”, explicou Reinaldo. A Alemanha é apontada como um dos países industrializados mais sustentáveis do mundo.

A agenda resultou em importantes resultados para investimentos estrangeiros ao Maranhão. Na quarta-feira (19), a comitiva foi recebida pelo vice-presidente mundial da Siemens, Luis Mosquera, para uma visita exclusiva com guias brasileiros e uma reunião de negócios e troca de informações.

A cúpula de executivos da Siemens acenou positivamente para parcerias no projeto de infraestrutura logística que envolve a construção de um porto em Alcântara e uma ferrovia, a EF-317, com impacto direto na geração de emprego, renda e aumento do PIB. A empresa é líder mundial em automação industrial e software, infraestrutura, tecnologia predial e transporte, com foco em inovação.

O secretário e ex-governador José Reinaldo considera a empresa como “parceira estratégica” do estado, que agradeceu “pelo apoio institucional fundamental do Governo do Estado do Maranhão”.

Na quinta-feira (20), o embaixador do Brasil na Alemanha, Roberto Jaguaribe, recebeu a delegação do Maranhão, em Berlim. Entre os assuntos tratados na Embaixada, estava em pauta o projeto Casas de Esperança, desenvolvido pela Sedepe. O secretário avaliou a reunião como um encontro com “resultado animador”.

A Sedepe afirmou que tem atuado há meses no sentido de estabelecer relações com a Alemanha. Diversos contatos já foram feitos em Brasília, na Embaixada, e por videoconferência.

As conversas no país alemão devem resultar em concretização de parcerias institucionais e investimentos nos projetos das Casas de Esperança, de energias renováveis, incluindo um hub de hidrogênio verde e o projeto de logística da GPM, GrãoPará Maranhão, que prevê a geração de mais de 100 mil empregos diretos e indiretos no estado e melhoria do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) para diversas regiões maranhenses.

Fechar