Ex-PM maranhense condenado por matar cabo no Piauí é julgado por outro homicídio

Ex-militar também é acusado de assassinar um jovem com tiro no rosto em agosto de 2018.

Fonte: Com informações do Portal Meio Norte

O ex-policial militar do Maranhão, Francisco Ribeiro dos Santos Filho, condenado a 9 anos de prisão por assassinar o cabo Samuel de Sousa Borges na frente do seu filho, no ano de 2019, foi submetido a um novo julgamento. Ele também é acusado de matar um jovem identificado como Felipe da Silva Araújo com um tiro no rosto em agosto de 2018.

De acordo com o Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), após o exame microcomparação balística, foi constatado que a bala encontrada no corpo de Felipe da Silva Araújo trata-se da mesma arma de fogo utilizada por Francisco Ribeiro no assassinato do cabo Samuel Borges.

O crime contra o jovem ocorreu no dia 16 de agosto de 2018, na Avenida José de Moura, no bairro Pedra Mole, na zona Leste de Teresina. No dia em questão, por volta das 16h, nas imediações de um depósito de bebidas, Francisco Ribeiro efetuou vários disparos de arma de fogo contra o jovem, que foi a óbito no local.

O julgamento do ex-policial militar iniciou-se nesta terça-feira (02) no Tribunal Popular do Júri no Fórum Desembargador Joaquim de Sousa Neto.

O CRIME

O cabo da Polícia Militar do Piauí, Samuel de Sousa Borges, 30 anos, levou três tiros e morreu durante uma discussão com Francisco Ribeiro, no dia 1º de fevereiro de 2019. O caso aconteceu no cruzamento das ruas Cândido Ferraz com Verbenas, bairro Joquei Clube, em Teresina. Os dois estavam em motocicletas sem placas.

Samuel Borges estava indo deixar o filho na escola quando teve início uma discussão. O garoto estava na garupa. Em vídeos que circularam nas redes sociais na época do crime, seria possível ouvir a voz de uma criança informando que perdeu o pai.

A polícia buscou imagens de câmeras de segurança para ajudar nas investigações. A vítima já trabalhou na vice-governadoria do Estado do Piauí e atualmente estava lotada na Cavalaria da Polícia Militar.

Testemunhas disseram que o filho do policial piauiense ainda pediu para que Francisco não atirasse no seu pai.

O PM Francisco Ribeiro foi espancado por pessoas que presenciaram o crime e preso pela PM em seguida. Em depoimento, o acusado declarou à polícia que o motivo do crime teria sido uma discussão sobre o trânsito, mas a versão foi descartada durante a investigação. Ele foi indiciado por homicídio qualificado por motivo fútil.

Fechar