Senadora maranhense pede exoneração do presidente do Banco Central

A solicitação fala em comprovação do “recorrente desempenho insuficiente para o alcance dos objetivos da instituição”.

Fonte: Redação

A senadora Ana Paula Lobato (PSB), suplente do Ministro da Justiça, Flávio Dino, pediu ao Conselho Monetário Nacional (CMN) a exoneração do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.

Senadora Ana Paula Lobato pediu exoneração do presidente do Banco Central (Foto: Reprodução)

A solicitação fala em comprovação do “recorrente desempenho insuficiente para o alcance dos objetivos da instituição” por parte do presidente do BC. Segundo Ana Paula, Campos Neto não cumpre os pressupostos previstos na Lei Complementar 179/2021, que estabeleceu a autonomia da instituição de “assegurar a estabilidade de preços e, sem prejuízo deste, zelar pela estabilidade e pela eficiência do sistema financeiro, suavizar as flutuações do nível de atividade econômica e fomentar o pleno emprego”.

Em uma postagem no seu perfil do Twitter, a senadora disse que “Campos Neto sabota o Brasil” e comunicou a oficialização do pedido. “Oficializamos pedido de exoneração do presidente do BC, devido sua persistência em manter injustificadamente as taxas de juros, comprometendo a economia do país”, escreveu Lobato.

O Governo Federal cobra a saída de Campos Neto do Banco Central em busca da queda da Selic desde o início do novo mandato. Na última quarta-feira (21), o Comitê de Política Monetária (Copom) manteve a Selic, taxa básica de juros, em 13,75% ao ano pela sétima vez seguida.

O órgão ignorou as pressões do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e não indicou uma redução da taxa na próxima reunião, em agosto de 2023.

Fechar