Maranhense é ouro na Copa Pan-Americana de Judô

Antonio Eduardo Rocha confirma favoritismo e é campeão pan-americano Sub-18. Competição foi realizada em Lauro de Freitas, na Bahia

Fonte: Com informações da assessoria
Maranhense Antonio Eduardo Rocha é campeão pan-americano Sub-18 de judô. (ANDERSON NEVES/CBJ)

SÃO LUÍS – Atual campeão brasileiro Sub-18 de judô, o maranhense Antonio Eduardo Rocha (-66kg) segue em grande fase na atual temporada. Desta vez, o judoca da Academia Monte Branco sagrou-se campeão da Copa Pan-Americana Sub-18 de Judô, competição realizada na Arena de Esportes da Bahia, em Lauro de Freitas. O evento integra o Circuito Pan-Americano de Judô sob chancela da Confederação Pan-Americana de Judô.

Na grande final da Copa Pan-Americana Sub-18, Antonio Eduardo Rocha precisou de apenas 17 segundos para derrotar Elias Moreira Neto, do Mato Grosso do Sul. Com um golpe perfeito, o maranhense venceu por ippon e garantiu a medalha de ouro.

“Foi um excelente resultado para o judô do Maranhão com o atleta Antonio Eduardo Rocha, campeão da Copa Pan-Americana Sub-18 de Judô na categoria -66kg. Ele deu um grande passo para conquistar a vaga para disputar o Campeonato Mundial Sub-18 entre os dias 23 e 27 de agosto, em Zagreb, na Croácia”, afirmou Rodolfo Leite, presidente da Federação Maranhense de Judô (FMJ).

Curiosamente, esta foi a segunda final consecutiva entre Antonio Eduardo Rocha e Elias Moreira Neto. No mês passado, os dois atletas haviam decidido o título do Campeonato Brasileiro Sub-18. Na ocasião, o judoca maranhense levou a melhor na competição nacional.

Rumo ao Mundial

Com a medalha de ouro pan-americana, Antonio Eduardo Rocha deu um passo muito grande para representar o Brasil nas próximas edições dos Mundiais das equipes de base. Isso porque a Confederação Brasileira de Judô (CBJ) atribuiu à Copa o peso de um Estágio Internacional no ranking nacional Sub-18. Os campeões e campeãs na Bahia somaram 200 pontos nesta que foi a última etapa classificatória para o Mundial.

“O grande mérito do evento foi a gente trazer esse formato internacional em que os atletas podem pontuar e ranquear internacionalmente, eles terem acesso à estrutura de uma competição internacional dentro do Brasil. Esse é um bônus na parte de evolução técnica deles. Para a formação da equipe do Mundial, a grande vantagem é que a gente teve os melhores atletas do Brasil competindo numa competição aberta e sendo possível verificarmos quem são os melhores. De maneira geral, os que chegaram às finais eram os atletas que a gente esperava. Então, essa competição vai ser determinante para algumas escolhas. Nem todos os atletas atingiram os critérios para convocação direta. Então, para análise técnica, essa competição vai ser um parâmetro importante”, explicou José Olívio Júnior, treinador da seleção Sub-18 do Brasil.

Excelentes resultados

Vale lembrar que em 2022, o judoca maranhense já havia sido destaque no cenário nacional. Antonio Eduardo Rocha chegou a ser convocado para integrar a Seleção Brasileira de Base que participou do Circuito Europeu de Judô e do Campeonato Mundial Cadete/Sub-18 de Judô, em Sarajevo, na Bósnia e Herzegovina, onde ele foi o único atleta nordestino na competição internacional. Na temporada passada, o atleta da Academia Monte Branco ainda foi campeão do Meeting Nacional, vice-campeão da Seletiva Nacional Sub-18 e vice-campeão pan-americano Sub-18.

Fechar