Polícia Militar do MA forma 21 novos caveiras com a conclusão do 1º Coesp

Grupamento alcançou o brevê do curso, que simboliza o alto grau de qualificação conquistado pelos agentes de segurança.

Fonte: Redação / Assessoria

Após cinco meses e quatro dias de intensas instruções, a Polícia Militar do Maranhão concluiu o 1º Curso de Operações Especiais (Coesp), durante solenidade realizada no pátio do Quartel do Comando-Geral da PMMA, no Calhau, em São Luís.

Um grupamento de 21 novos caveiras alcançou o brevê do curso (Foto: Divulgação)

Um grupamento de 21 novos caveiras alcançou o brevê do curso, que simboliza o alto grau de qualificação conquistado pelos agentes de segurança.

O Coesp teve início no dia 03 de março deste ano e contou com 74 alunos, que foram submetidos a instruções de alto nível técnico e situações extremas que testaram o desempenho físico e a resistência emocional dos candidatos. Ao final do curso, 21 concluíram todas as etapas, sendo 18 da Polícia Militar do Maranhão, um policial militar de Santa Catarina, um policial militar de Tocantins e um policial civil do Maranhão.

No início da solenidade, os novos caveiras realizaram demonstrações de técnicas verticais de descida de rapel em um prédio e de um helicóptero. Também realizaram simulação de abordagem em uma ocorrência de assalto com refém, apresentando ao público algumas das habilidades adquiridas no curso.

A carga teórica e prática do Coesp ainda ofertou viagens de estudo com módulos em dez estados brasileiros. Os caveiras também receberam instruções em gerenciamento de crise e negociação, ações antibombas e atirador designado, mergulho policial, patrulhamento rural, paraquedismo policial, assalto tático, tiro policial de precisão e outros.

O Coesp é uma realização da PM que visa dotar os profissionais em todos os meios necessários para viabilizar a melhor atuação diante de situações críticas, com intuito de capacitar os agentes e especializá-los para o emprego eficiente das mais diversas ações. O curso se desenvolve por meio do conhecimento técnico necessário para ocorrências de alta complexidade e grave ameaça à vida ou à liberdade, como crises com reféns, ocorrências com artefatos explosivos, rebeliões, crime organizado, entre outros.

Fechar