Criança morre após nadar em piscina de hotel e ser infectada por ameba ‘comedora de cérebro’

Entenda como a ameba Naegleria fowleri, conhecida como ‘comedor de cérebro’, levou à morte de criança de 10 anos

Fonte: Da redação

Stefanía Villamizar González, uma menina de 10 anos, faleceu na Colômbia devido a uma infecção rara causada por um parasita conhecido como “comedor de cérebro“.

Após nadar na piscina de um hotel, Stefanía começou a apresentar sintomas como dor de ouvido, febre e vômitos, inicialmente confundidos com otite. Com o agravamento do seu estado, manifestando incapacidade de se levantar sem auxílio, sensibilidade à luz e convulsões, ela foi hospitalizada.

A saúde de Stefanía continuou a deteriorar-se, levando a seu falecimento em 24 de julho. Inicialmente, os médicos suspeitaram de meningite, mas uma investigação posterior do Instituto Nacional de Saúde da Colômbia revelou que a causa real da morte foi uma encefalite causada pela Naegleria fowleri, uma ameba altamente letal.

Este parasita infiltra-se no cérebro através das vias nasais, onde destrói as células nervosas, com uma taxa de mortalidade de 95%. A descoberta desta causa incomum motivou as autoridades de saúde colombianas a realizar uma investigação aprofundada.

Fechar