A Polícia Federal no Maranhão deflagrou, na manhã desta sexta-feira, 22, em São Luís, a Operação Natal Vigilante, e deu cumprimento a um mandado de busca e apreensão e quebra de sigilo de dados telemáticos. Um homem é suspeito de produzir e armazenar imagens/vídeos de abuso sexual infantojuvenil.
Conforme a PF, o investigado, que não teve o nome divulgado, teria produzido e armazenado cenas de sexo explícito ou pornográfico envolvendo criança/adolescente.
Durante a operação, foram apreendidos o aparelho celular e diversas mídias pertencentes ao investigado. O material será submetido a exames periciais visando a coleta de elementos de prova da autoria e materialidade dos crimes praticados.
O nome da operação faz referência à atuação da Polícia Federal, que, segue atuando, mesmo no período natalino, no combate a crimes como os relacionados à produção, compartilhamento e armazenamento de cenas de abuso sexual infantojuvenil no ambiente cibernético.
O crime está tipificado no Estatuto da Criança e do Adolescente, cujas penas somadas podem chegar a 12 (doze) anos de reclusão e multa.