Preso grupo envolvido em fraudes de concursos no interior do Maranhão

Um dos envolvidos já havia sido preso pelo mesmo crime em maio de 2022, na cidade de Buriticupu.

Fonte: Aidê Rocha

Operação da Polícia Civil do Maranhão desmontou grupo criminoso que fraudava concursos (Foto: Divulgação)

Uma operação da Polícia Civil do Maranhão, com apoio do Ministério Público, resultou na prisão em flagrante de seis pessoas suspeitas de tentativas de fraudes durante concursos realizados, no último domingo (14), nas cidades de Nina Rodrigues e Vargem Grande.

A primeira prisão ocorreu após informações de uma possível fraude nos dois concursos municipais. Durante levantamentos, feitos pelo MPMA e pela polícia, foi descoberto o local de prova do homem apontado como líder do grupo, identificado como José Henrique Uchôa Diniz. Ele já havia sido preso pelo mesmo crime em maio de 2022, em Buriticupu.

Natural do Piauí, ele foi capturado na saída do certame em Vargem Grande, encaminhado para a delegacia e autuado em flagrante.

O “modus operandi” de José Henrique, segundo a polícia, consistia em realizar a prova e, em seguida, por meio de mensagem SMS no celular, enviar as respostas do gabarito para os candidatos que também estavam inscritos. Era cobrado o valor inicial de R$ 5 mil que seria repassado após eles assumirem o cargo.

Quatro dos candidatos que o contrataram, conforme a polícia, foram identificados e presos em Vargem Grande. O sexto envolvido, também utilizando o mesmo “modus operandi”, foi localizado no município de Nina Rodrigues.

Todos os envolvidos, de acordo com a polícia, confessaram a prática criminosa. As investigações continuam visando esclarecer a participação de outras pessoas.

Fechar