Prazo para adequar embalagens com dados sobre alto teor de sal, gordura e açúcar se encerra

Estoque produzido antes da regra ainda poderá ser vendido até outubro.

Fonte: Com informações de Poliana Casemiro, g1

Com fim do prazo, todos os produtos que saem da indústria alimentícia precisam ter o alerta (Foto: Reprodução/Bom Dia Brasil)

O prazo para empresas do setor alimentício incluírem em todos os rótulos de produtos informações sobre alto teor de gordura saturada, açúcar adicionado ou sódio foi encerrado nessa segunda-feira, 22.

A regra exige que as embalagens dos produtos venham com uma lupa na parte da frente da embalagem alertando para a presença dessas substâncias em alta quantidade.

A norma passou a valer em outubro de 2023, mas a Anvisa estendeu o prazo para as empresas se adequarem. Agora, todos os produtos que saem das fábricas precisam estar com o alerta nas embalagens.

O consumidor ainda deve encontrar nas prateleiras alguns produtos sem a lupa. Isso porque todo o estoque do que foi produzido antes da norma vai poder ser vendido. No entanto, também há prazo: até outubro deste ano.

O principal objetivo da medida é conter o avanço de doenças relacionadas ao consumo exagerado dessas substâncias, que aumentam o risco de condições como diabetes, hipertensão, problemas cardiovasculares e obesidade.

Fechar