Em busca de novos investimentos, Felipe Camarão representa o estado em missão na Suécia

O Grupo privado H2 Green Steel, que desenvolveu um projeto inovador de descarbonização da indústria siderúrgica, tem interesse em instalar uma planta do negócio no Brasil. 

Fonte: Governo MA
Comitiva maranhense realiza visita à H2 Green Steel, no norte da Suécia (Foto: Divulgação)

O Governo do Maranhão, representado pelo vice-governador Felipe Camarão e pelo assessor Especial de Articulação Institucional da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos (Sedepe), José Domingues, está na Suécia, com o intuito de prospectar novos negócios para o Estado. Ainda participam da missão representantes da Fiema e da Eletrobras.

O Grupo privado H2 Green Steel, que desenvolveu um projeto inovador de descarbonização da indústria siderúrgica, tem interesse em instalar uma planta do negócio no Brasil.

De acordo com o vice-governador, Felipe Camarão, o objetivo da missão foi apresentar o Maranhão e suas potencialidades para os executivos, uma vez que o estado oferece – além das grandes vantagens que tem o Nordeste brasileiro para produzir energia renovável – a melhor logística de transporte do Brasil, com portos marítimos profundos com localização geográfica e condições para atracar grandes navios, assim como importante ligação ferroviária.

O vice-governador destacou que o Maranhão possui as condições econômicas, políticas e geográficas para receber esse investimento, reafirmando que o estado está de portas abertas para acolher o empreendimento.

“Aqui na Suécia viemos visitar a planta da fábrica da H2 Green Steel, que está em fase final de implantação no país. E a nossa visita foi extremamente proveitosa. Em meu nome, em nome do governador Carlos Brandão e do povo do Maranhão, reafirmamos que estes projetos são prioridade para o nosso estado, porque nós acreditamos que isso trará não apenas desenvolvimento econômico, mas o desenvolvimento social também. Um desenvolvimento sustentável, observando não só a proteção ao meio ambiente, mas especialmente a justiça social”, declarou Felipe Camarão.

A H2 Green Steel é uma startup industrial sueca, produtora de ferro e aço verdes, considerada vanguardista na descarbonização global. Iniciou a construção de sua primeira usina siderúrgica de grande escala em Boden, na Suécia, usando hidrogênio verde.

“Encerramos aqui a nossa missão na Europa. Nossa missão foi um sucesso e estamos com grandes expectativas, para que a gente possa levar mais esse importante investimento para o Maranhão”, complementou o vice-governador Felipe Camarão.

O assessor Especial da Sedepe, José Domingues Neto, explica ainda que a visita à H2 Green Steel fortalece expectativas que vêm sendo alinhadas há algum tempo. A instituição sueca reconheceu o Maranhão como um dos estados de maior potencial no Brasil para a implantação de uma unidade.

“Nós acreditamos que temos todo o potencial para atender aos requisitos que eles procuram. Nós temos a Vale – que é uma importante parceira nesse negócio, nós temos um minério de altíssima qualidade em nosso estado. Nós temos uma unidade de pelotização, que é um requisito importante para esse negócio e nós temos as condições logísticas ideais para transportar não só para o exterior, mas também para o interior do nosso país. Estamos otimistas, a missão foi um sucesso e todos saíram daqui bastante motivados a tocar esse projeto adiante”, destacou José Domingues.

A implantação da instituição sueca no Maranhão ganhou adesão também da Embaixada Brasileira na Suécia. Em encontro com a embaixadora Maria Edileuza Fontenele Reis, a comitiva maranhense recebeu da diplomata o apoio para as tratativas da parceria internacional.

“Vejo muitas possibilidades. E nós da Embaixada Brasileira estamos aqui para ajudar em tudo que for necessário e desejável para o sucesso dessas iniciativas possíveis. Também visitaremos essas empresas para ratificar nosso interesse nesse estabelecimento de parceria, reiterando o convite para uma visita ao Brasil, para o conhecimento in loco do nosso potencial e possibilidades. Também estamos otimistas para parceria nessa área”, disse Maria Edileuza Fontenele Reis.

Para o vice-presidente de Indústria da Fiema, Fernando Renner, que integrou a comitiva, a missão tem uma importância para a Federação pela oportunidade de apresentar o Maranhão a um grupo empresarial de grande porte, que já havia demonstrado interesse em investir no Brasil. O estado maranhense é um dos prováveis destinos de nova planta industrial com uso de hidrogênio verde para produção de aço.

“Essa missão foi coroada de êxito, não só pela organização extraordinária da equipe, mas principalmente pela presença do vice-governador Felipe Camarão, líder da missão, que transmitiu aos investidores, de uma forma brilhante, nossos diferenciais competitivos para implantação de projetos voltados ao uso de hidrogênio verde em seus processos. O governo do estado está de parabéns por essa iniciativa”, destacou.

Fechar