Adelmo Soares convida parlamentares para Audiência Pública em prol das Mulheres Quebradeiras de Coco Babaçu

Adelmo está trabalhando com as Quebradeiras de Coco Babaçu, estabelecendo uma relação de diálogo com as principais lideranças do movimento.

Da redação: Vinicius Bogea

O deputado estadual Adelmo Soares (PCdoB), durante sessão plenária desta quarta-feira (18), subiu à tribuna para discursar em prol do Movimento Interestadual de Mulheres Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB), defendendo a causa do Movimento perante os parlamentares presentes no Plenário.

O parlamentar contou estar trabalhando lado a lado com as Mulheres Quebradeiras de Coco Babaçu do Maranhão, estabelecendo uma relação de diálogo com as principais lideranças do Movimento no estado, a fim de dar melhor visibilidade e garantir mais direitos ao movimento.

“O Maranhão é o maior produtor de coco babaçu do país, tornando o extrativismo em uma parte importantíssima para o desenvolvimento de nosso estado. Fazendo parte de um importante ciclo de tradições, o saber popular das quebradeiras de coco e comunidades tradicionais carrega um passado de luta e o presente de garra de cada mulher que é filha, neta ou bisneta de quebradeiras que encontraram no babaçu o sustento de suas famílias e coragem para enfrentar as violências domésticas, as dificuldades e o desejo de uma vida menos dura e mais saudável. Não é fácil, pois sabemos que as condições de trabalho dessas mulheres são precárias, desde o confronto com fazendeiros até as condições de trabalho”, afirmou o parlamentar.

Durante seu discurso, o deputado ainda contou um pouco de sua experiência com o Movimento das Quebradeiras de Coco, assim como seus investimentos na cadeia de extrativismo do óleo do coco babaçu enquanto gestor da Secretaria de Agricultura Familiar do Estado do Maranhão: “Pude conhecer de perto a realidade dessas mulheres. Desenvolvemos políticas públicas estruturantes para essa categoria; ampliamos o acesso aos babaçuais para garantir melhores condições para as Mulheres Quebradeiras. Assim como é uma questão de gênero, também é uma questão de equidade. Por isso, hoje temos sete municípios maranhenses beneficiados pela cadeia do extrativismo criada em nossa gestão na Secretaria de Agricultura Familiar. Foi através da construção de agroindústrias que conseguimos muitas vitórias, mas precisamos de muito mais: o babaçu precisa ser livre”, frisou o deputado Adelmo Soares.

Em conclusão ao seu discurso, o parlamentar fez um convite aberto aos deputados e deputadas presentes no Plenário para comparecerem à 1° Audiência Pública acerca do tema “Mulheres Quebradeiras: Resistência nos Babaçuais”, que será realizada pela Frente Parlamentar de Agricultura Familiar e Reforma Agrária no Estado do Maranhão em conjunto com o Movimento Interestadual de Mulheres Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB) às 13 horas do dia 23 de Setembro, segunda-feira, no auditório Neiva Moreira, localizado no Complexo de Comunicação da Assembleia Legislativa do Maranhão. “Gostaria imensamente de contar com a presença de todos os deputados e deputadas desta Casa, em especial, das deputadas que tanto representam a força da mulher maranhense. Juntos, iremos somar forças para trabalhar em prol da causa das mulheres quebradeiras”, concluiu o deputado.

Fechar