Porto São Luís e Sinduscon executarão o Comunidade Ativa no Cajueiro

O programa será iniciado oficialmente na segunda-feira, dia 18, na área onde é construído o empreendimento.

Fonte: Érika Rosa

Um programa de ações educativas, de saúde e cidadania será executado no entorno das obras do Porto São Luís, na localidade Cajueiro (Vila Maranhão), onde moram cerca de 500 famílias. É o Comunidade Ativa e resulta de uma parceria entre o Porto São Luís/Rota Nordeste e o Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Maranhão (Sinduscon). O programa será iniciado oficialmente na segunda-feira, dia 18, na área onde é construído o empreendimento.

O container do Comunidade Ativa já foi instalado no local para servir de apoio ao trabalho, que terá como parceiros a Rota Nordeste – empresa contratada para executar as obras do Porto São Luís; Fiema/SESI/SENAI; Sebrae, Sindconstrucivil, Prefeitura de São Luís e Governo do Estado.

O presidente do Sinduscon/MA, Fábio Nahuz, visitou a área do Porto São Luís na semana passada, acompanhado por membros do sindicato e convidados. Eles foram recebidos pelo CEO do Porto São Luís, Cesar Gazoni; pelo diretor comercial Antonino Gomes; pelo diretor de Construção, Hidário Martins, entre outros executivos do Porto e da empresa Rota Nordeste.

Durante o encontro, as equipes do Sinduscon e do Porto conversaram sobre as ações do Comunidade Ativa, que beneficiarão moradores, trabalhadores e também empresas que trabalham na obra.

Projeto novo

O Comunidade Ativa é um projeto novo do Sinduscon/MA e Sindconstrucivil e sua primeira edição será realizada no Porto São Luís. “É um projeto de responsabilidade social empresarial que une empresários da construção civil, trabalhadores e entidades parceiras em prol do fortalecimento das relações sociais nos canteiros de obras”, resume Fábio Nahuz.

Serão prestados serviços como cursos de capacitação profissional para trabalhadores e microempresas, treinamento de mão-de-obra, atendimentos em saúde, alfabetização de adultos, entre outros. Já estão previstas para a área do Porto São Luís as presenças do caminhão da Construção Civil para capacitar trabalhadores da comunidade e da unidade móvel do SESI para atendimento oftalmológico. Há ainda a parceria com óticas para a aquisição de óculos de grau a um custo mais baixo.

Fechar