12 motoristas foram autuados dirigindo sob efeito de álcool no fim de semana em São Luís

As blitzen fazem parte da campanha Férias em Trânsito, que busca alertar a população para os riscos no trânsito no período das férias.

Fonte: Redação/Assessoria

O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), em parceria com a Polícia Militar do Maranhão (PMMA), por meio do Batalhão de Polícia Rodoviária Militar (BPRV), reforçou a segurança no trânsito, no primeiro fim de semana de 2020, com ações da Operação Lei Seca. Neste mês de janeiro, as blitzen fazem parte da campanha Férias em Trânsito, que busca alertar a população para os riscos no trânsito no período das férias.

As blitzen aconteceram na sexta-feira (3) e no domingo (5), nas avenidas Holandeses e Litorânea, respetivamente, com a intensificação das ações de fiscalização a condutores de veículos que dirigiam sob o efeito de álcool. Nas duas operações, segundo relatório da Divisão de Estatísticas do Detran-MA, foram abordados 284 veículos, realizados 267 testes de etilômetro (bafômetro), autuados 12 condutores que dirigiam sob influência de álcool e 17 condutores que se recusaram ao teste do etilômetro (bafômetro), conforme Art. 165-A do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Segundo o chefe da Divisão de Estatísticas do Detran-MA e coordenador da operação realizada no domingo, Pábyo Mendes, a Operação Lei Seca é a principal ferramenta para a redução dos números de acidentes e óbitos em todo o país.

“Há uma década, a Lei Seca contribui para o reforço da segurança viária em todo o país e, no Maranhão, já temos a comprovação da eficácia da operação, pois já somos o quarto estado que mais reduz mortes no trânsito. Isto é o resultado da implantação de fiscalização, em conjunto com ações educativas de trânsito, que o Detran-MA promove de forma permanente durante todo o ano”, disse.

Durante as ações fiscalizatórias, os educadores do Detran-MA abordaram 540 pessoas, entre condutores e passageiros, com a entrega de material educativo com dicas de segurança no trânsito e informações sobre a Lei Seca e adesivos de apoio à operação.

Fechar