Mutirão no Sorrir promove rastreio de câncer bucal em São Luís

O câncer bucal ocorre com mais frequência em pessoas que possuem o hábito de fumar e que ingerem bebida alcoólica em excesso

Fonte: Da redação com Secap

Em uma nova etapa do mutirão odontológico que teve início em dezembro do ano passado, a Unidade de Especialidades Odontológicas do Maranhão (Sorrir), equipamento da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou, entre outros atendimentos, o rastreio de câncer bucal. Os atendimentos foram realizados por demanda espontânea, ou seja, sem a necessidade de agendamento prévio.

O câncer bucal ocorre com mais frequência em pessoas que possuem o hábito de fumar e que ingerem bebida alcoólica em excesso. Os procedimentos para análise e rastreio são feitos por um estomatologista, profissional que trabalha com a prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças bucais.

“Estamos fazendo o rastreamento de qualquer patologia na região de cabeça e pescoço. Além dos pacientes que chegam aqui com lesões e são encaminhados para tratamento, fazemos palestras na sala de espera falando sobre feridas na boca que não cicatrizam em 20 dias, para que o paciente procure um profissional. Com a palestra, conseguimos atingir o público como um todo e que iriam para outros especialistas”, explicou o estomatologista Diego Sousa.

Nesse tipo de atendimento, os pacientes passaram por uma análise clínica e aqueles com quadro suspeito foram submetidos à biópsia, realizada pelo Laboratório de Patologia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Em caso de diagnóstico confirmado de câncer, se a lesão for pequena, a cirurgia para remoção será feita no Sorrir. Contudo, se for grande, o paciente será encaminhado para o Hospital de Câncer do Maranhão.

Segundo o estomatologista, durante os dias de mutirão foram identificados pacientes com lesões benignas que serão operadas na unidade de saúde e depois darão prosseguimento ao tratamento odontológico.

Além do rastreamento do câncer bucal, os pacientes tinham à disposição serviço de cirurgias, extração de dentes, limpeza, restauração, confecção de 500 próteses, sendo 200 próteses parciais removíveis (PPR) e 300 próteses totais.

O mutirão é realizado com recursos de emenda parlamentar, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), destinada pelo deputado estadual Duarte Júnior. “A demanda de saúde é grande em todo país. É papel do Poder Legislativo auxiliar o Poder Executivo a atender o maior número de pessoas possíveis, com emendas como esta”, afirmou o deputado.

Fechar