Personagem-símbolo do carnaval maranhense, o fofão ainda resiste e sempre dá as caras nos circuitos de ruas, blocos, cortejos e bailes da folia momesca. Essa criativa tradição da nossa cultura popular vem sendo preservada e repassada às novas gerações por meio de um trabalho contínuo que a Universidade Federal do Maranhão (Ufma) realiza com uma oficina anual de confecção de máscaras artesanais de fofão e uma exposição com as peças.
As inscrições para a nova turma da oficina estão abertas de 14 a 24 de janeiro/2020 no site www.cultura.ufma.br ou na sede da Diretoria de Assuntos Culturais (Dac), no Palacete Gentil Braga (rua Grande, 782-Centro), em São Luís/MA. A realização é da Ufma, via Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), por meio da Dac. As aulas serão ministradas pela artista visual Marlene Barros, de 27 a 31 de janeiro/2020, das 14h às 17h30, na Sala de Artes Visuais do ‘Gentil Braga’.
A diretora da Dac, Li-Chang Shuen Cristina Silva Sousa informou que as vagas são limitadas e a ordem de inscrição será o critério adotado pela Ufma para a classificação dos participantes. “Lembramos ainda que os alunos deverão levar pincel largo, cola branca, tesoura, jornais, caixas de papelão e agulha grossa de mão. A oficina é gratuita. Poderão participar crianças, jovens e adultos”, disse a diretora Li-Chang Shuen Sousa.
EXPOSIÇÃO
As máscaras produzidas durante a oficina serão expostas no dia 06 de fevereiro/2020, às 19h, na Galeria Antônio Almeida do Palacete Gentil Braga. A mostra ficará aberta até 27 de fevereiro/2020, das 8h às 12h e das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados. A oficina tem apoio das fundações Sousândrade e Josué Montello e da Superintendência de Comunicação e Eventos da UFMA. Inf: 98 3272 9361 e 9362 e no site: www.cultura.ufma.br.