Pré-Carnaval do Maranhão tem início nesta quarta-feira (15)

São centenas de atrações em cinco pontos de folia espalhados pela capital maranhense

Fonte: Secma

A programação oficial do Pré-Carnaval do Maranhão começa nesta quarta-feira (15) e se estende até o último final de semana que precede o Carnaval 2020. São centenas de atrações em cinco pontos de folia espalhados pela capital maranhense, com destaque para o Circuito Beira-Mar, que vem revolucionando a folia de Momo em São Luís. Confira a programação completa do Pré-Carnaval do Maranhão no cultura.ma.gov.br e redes sociais da Secma.

Pensada para valorizar cada vez mais os artistas maranhenses, a programação traz também os baluartes da cultura carnavalesca local.

Blocos afros, Tribos de índios, Tambor de Crioula e o melhor dos blocos tradicionais, grupos de samba e trios carnavalescos prometem agitar os finais de semana de Pré-Carnaval. A folia começa nesta quarta-feira, na Casa do Tambor de Crioula, Centro Histórico.

Os demais pontos da folia neste período são a Praça Nauro Machado; a Av. Beira Mar; a Praça dos Catraieiros (Casa do Maranhão) e o Beco do Gavião, na Madre Deus.

Para o secretário de Estado da Cultura, Anderson Lindoso, a temporada carnavalesca em 2020 será a mais diversificada possível. “Nosso intuito é abranger cada vez mais a população e os turistas que vem nos visitar, oferecendo uma programação alegre, segura e de muitas opções para os mais diversos gostos possíveis”, ressaltou.

Para o Pré-Carnaval do Maranhão, foram mobilizados parceiros como a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Blitz Urbana e SMTT, que vão garantir a segurança dos foliões no período.

Início do Pré-Carnaval

Nesta quarta-feira, os grupos Proteção II Mirim e Cravo e Rosa de São Benedito – União da Baixada se apresentarão na Casa do Tambor de Crioula, a partir das 18h, iniciando a programação do Pré-Carnaval do Maranhão, realizado pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma).

Em 2020, o Tambor de Crioula terá forte presença na programação, que se estende até o dia 16 de fevereiro, sempre às quartas-feiras, na Casa do Tambor de Crioula, Rua da Estrela, Centro Histórico de São Luís.

A brincadeira, presente nas mais diversas manifestações culturais do estado, atrai admiradores e turistas para a Casa do Tambor, não apenas para brincar junto e aprender um pouco sobre essa rica tradição, mas para conhecer o acervo e as instalações da casa de cultura.

O espaço cultural possui exposição permanente composta por painéis informativos e artigos característicos da tradição, como imagens de São Benedito, tambores, garrafas de cachaça e trajes típicos.

A casa também oferece, ocasionalmente, atividades de ensino e formação, oficinas de dança, confecção de indumentárias e de tambores, artesanato, entre outras.

Fechar