Casa do Tambor de Crioula abre programação pré-carnaval em São Luís

No início da noite desta quarta-feira (15), o rufar do tambores marcou o início da programação oficial do Pré-Carnaval do Maranhão 2020

Fonte: Secap
Tambor de Crioula abre o pré-carnaval. (Foto: Gilson Teixeira)

No início da noite desta quarta-feira (15), o rufar do tambores marcou o início da programação oficial do Pré-Carnaval do Maranhão 2020. A festa foi na Casa do Tambor de Crioula, Rua da Estrela, no Centro Histórico de São Luís. Quem comandou o primeiro dia de folia pré-carnavalesca foram os grupos Proteção II Mirim e Cravo e Rosa de São Benedito.

Reconhecido há mais de 10 anos como patrimônio cultural e imaterial brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Tambor de Crioula terá forte presença na programação do carnaval maranhense em 2020.

Todas as quartas-feiras do pré-carnaval e do carnaval deste ano, a Casa do Tambor de Crioula terá programação especial para o período momesco. Para o diretor da Casa, Neto de Azile, a programação reconhece a importância dessa expressão cultural genuinamente maranhense.

Há 32 anos, a contadora Rosenilde Ferreira dança tambor no grupo Cravo e Rosa de São Benedito, do bairro Monte Castelo. Apaixonada pela brincadeira, ela aprendeu a dança com uma avó e diz que só vai parar de dançar “quando morrer”.

“É muito bom começar o carnaval com o Tambor de Crioula, uma das mais antigas tradições aqui em São Luís do Maranhão. Com muita luta, conquistamos isso e vale a pena esse resgate”, afirma.

A manifestação com raízes africanas vem se mantendo cada vez mais viva no imaginário das novas gerações.

Há 32 anos a contadora Rosenilde Ferreira dança Tambor de Crioula. (Foto: Gilson Teixeira)

Plateia internacional

A brincadeira, presente nas mais diversas manifestações culturais do estado, atrai admiradores e turistas para a Casa do Tambor, não apenas para brincar junto e aprender um pouco sobre essa rica tradição, mas para conhecer o acervo e as instalações da casa de cultura.

Esse foi o caso do francês Allan Xavier Affonso. Com uma câmera na mão, Allan tentou registrar cada detalhe da festa. Ele adorou o que viu em sua primeira visita pelo Maranhão.

Programação diversificada

A programação oficial do Pré-Carnaval do Maranhão se estende até o último final de semana que precede o Carnaval 2020. São centenas de atrações em cinco pontos de folia espalhados pela capital maranhense, com destaque para o Circuito Beira-Mar, que vem revolucionando a folia de Momo em São Luís.

Pensada para valorizar cada vez mais os artistas maranhenses, a programação traz também os baluartes da cultura carnavalesca local. Blocos afros, Tribos de índios, Tambor de Crioula e o melhor dos blocos tradicionais, grupos de samba e trios carnavalescos prometem agitar os finais de semana de Pré-Carnaval.

Os demais pontos da folia neste período são a Praça Nauro Machado; a Av. Beira Mar; a Praça dos Catraieiros (Casa do Maranhão) e o Beco do Gavião, na Madre Deus.

Para o Pré-Carnaval do Maranhão, foram mobilizados parceiros como a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Blitz Urbana e Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), que vão garantir a segurança dos foliões no período.

Confira a programação completa do Pré-Carnaval do Maranhão no site cultura.ma.gov.br ou nas redes sociais da Secretaria de Estado da Cultura (Secma).

Fechar