Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Museu com dinossauros é opção de diversão gratuita durante as férias em São Luís

Aberto de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e de 14h às 18h, e aos sábados de 9h às 12h e de 14h às 17h

Museu com dinossauros atrai público em São Luís. (Foto: Gilson Teixeira)

Fósseis de dinossauros que habitaram o Maranhão há cerca de 300 milhões de anos e vestígios da presença humana em terras maranhenses antes mesmo da chegada dos europeus. Essas são algumas das curiosidades que encantam quem visita o Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia do Maranhão (CPHNAMA), localizado na Rua do Giz, no Centro Histórico de São Luís.

Aberto de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e de 14h às 18h, e aos sábados de 9h às 12h e de 14h às 17h, o espaço é uma das opções preferidas de lazer para famílias e turistas que passam as férias no Maranhão.

O museu oferece visitas guiadas em três áreas: Paleontologia, Arqueologia e Etnologia. Na casa, crianças e adultos se encantam com as exposições permanentes que recriam um panorama da pré-história no Maranhão.

O fascínio por trás das peças arqueológicas fez do CPHNAMA um destino essencial durante as férias escolares.

A professora universitária Mônica Mourão mora em Imperatriz e aproveitou as férias escolares para fazer um tour pelos museus de São Luís com os filhos. A primeira parada foi no CPHNAMA.

“Meus filhos gostam muito de dinossauro. Hoje a gente escolheu vir para cá para conhecer um pouco dessa nossa história tão fascinante”, conta.

Para o arqueólogo e gestor do CPHNAMA, Deusdédit Leite, boa parte do encanto das pessoas pela arqueologia e paleontologia veio da popularização desses temas no cinema hollywoodiano. Mas, segundo o gestor, o grande diferencial é que, no CPHNAMA, os visitantes têm um momento de imersão nos primórdios da vida no Maranhão.

“Nós tivemos nos últimos 15 anos uma série de filmes tratando da questão dos dinossauros. Há 20 anos, tinha toda uma geração interessada em arqueologia por conta do Indiana Jones. É muito importante saber que o Maranhão tem uma história muita antiga, muita remota, história da vida em nosso território que remonta a 110 e até a 300 milhões de anos, com as árvores e os restos dos dinossauros encontrados até então aqui”, destaca Deusdédit.

O museu que retrata a história do passado distante do estado também tem um setor dedicado à pesquisa etnológica, com registros das 11 etnias indígenas ainda presentes no Maranhão.

“Além disso a gente tem uma sala de memória interativa, onde o visitante pode fazer uma reflexão e assimilar as diferentes narrativas da história do Maranhão”, explica Deusdédit.

Museu com dinossauros atrai público em São Luís. (Foto: Gilson Teixeira)

Museus como opções de lazer

O Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia do Maranhão (CPHNAMA) é apenas um entre dezenas de casas de cultura e museus espalhados pelo estado, opções gratuitas de lazer e diversão para toda a família durante as férias.

No Museu do Reggae, o acervo leva o visitante a conhecer a história do gênero musical no Maranhão, ouvir playlists e outras atrações.

No Forte Santo Antônio, localizado na Praia da Ponta d’Areia, funciona o Museu de Embarcações e o Museu da Imagem e Som. Os dois espaços são ótimas opções de passeio para o fim de semana.

E para levar a família e conhecer um pouco mais da história e cultura do Maranhão, há o museu de Arte Sacra e o Palácio dos Leões. São casas que oferecem exposições e mostras permanentes apresentando ao visitante diversas coleções de mobiliário, pintura, escultura, documentos, fotografias e gravuras.

O Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho mantém um acervo com elementos que mostram as mais variadas expressões da cultura popular, nas suas formas peculiares de criar, de comer, de festejar e sonhar.

Em Alcântara, o Museu Histórico retrata a opulência do apogeu econômico, social, político e cultural da cidade com um acervo diversificado com mobiliário, louças, arte sacra e cultura popular.

Em Pindaré-Mirim, o Centro Cultural do Engenho oferece exposição permanente além de diversas atividades. É possível aproveitar, ainda, o prédio de grande valor histórico e arquitetônico, construído em 1880 onde funcionou usina de açúcar.

Diversão na Biblioteca

No Centro de São Luís, a Biblioteca Pública Benedito Leite (BPBL), que conta com o maior acervo bibliográfico de autores maranhenses, anima o público infantil com os projetos Férias, Diversão e Arte e Lendo as Férias na Biblioteca.

No Férias, Diversão e Arte, que segue com atividades até o dia 17 de janeiro, são oferecidas atividades recreativas e de incentivo à leitura, além de jogos, contação de histórias e muita brincadeira, sempre de segunda a sexta, de 9h30 às 11h e das 15h às 17h.

Já o Lendo as Férias na Biblioteca contará com programação gratuita para o público infantil entre os dias 22 e 24 de janeiro, das 14h às 17h30. As duas atividades não exigem inscrição prévia.

Carregando