Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Centro Histórico da capital tem segurança ampliada para atender maranhenses e turistas

As iniciativas incluem a promoção do turismo, atraindo visitantes ao local com a realização de eventos culturais, arte e lazer.

Governo tem ampliado o policiamento com uma série de ações no Centro Histórico nos últimos anos (Foto: Divulgação)

O Governo do Maranhão está executando uma série de medidas no Centro Histórico de São Luís para revitalizar os prédios seculares e promover sua ocupação para fins administrativos e também habitacionais. As iniciativas incluem, ainda, a promoção do turismo, atraindo maranhenses e turistas ao local com a realização de eventos culturais, de arte e lazer. Com o amplo projeto de recuperação da área histórica, ações de segurança foram intensificadas para garantir a tranquilidade de todos os visitantes.

Dentre as medidas adotadas pela gestão estadual está o aumento do efetivo policial na área do Centro Histórico; a intensificação do policiamento a pé, sendo realizado de rua em rua e em pontos de maior vulnerabilidade do bairro. A polícia também desenvolve a operação Reviver Seguro de forma permanente e com reforço aos fins de semana e em grandes eventos. Com o plano de trabalho, a polícia conseguiu frear ocorrências que eram corriqueiras, como roubos, furtos, porte de drogas e tráfico.

O objetivo do trabalho da Segurança Pública é frear o avanço de delitos na área do Centro Histórico, priorizando a prevenção, com ações de monitoramento permanente e rondas a pé, destaca o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Ismael Fonseca. Durante o ano de 2019, a atuação do policiamento na área culminou com a apreensão de 14 armas de fogo; e mais de 980 ocorrências atendidas; 133 prisões em flagrante; 252 apreensões de drogas e armas brancas; e mais de 50 mil abordagens a pessoas e veículos.

As medidas são promovidas pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), sob coordenação do Batalhão de Polícia de Turismo (BPTur), órgão da Polícia Militar, e apoio de outros grupamentos da corporação. “O apoio do Governo e do cidadão também são fatores indispensáveis. Nosso propósito tem sido alcançado com a redução de casos como roubos e tráfico de drogas”, destaca o comandante do BPTur, coronel José Maria Honório de Carvalho Filho.

Ocupação social

No conjunto de iniciativas do Governo do Estado para reformular o Centro Histórico está o programa Nosso Centro, que recupera imóveis para uso de gestão e moradia. O Edifício João Goulart, na Praça Pedro II, passou por uma ampla reforma e hoje é a sede administrativa do Governo do Estado. O imóvel, que estava abandonado há quase três décadas, foi o primeiro a receber as ações do programa Nosso Centro.

Pelo programa Nosso Centro haverá a revitalização das praças João Lisboa e Benedito Leite, o Largo do Carmo, imóveis na Rua da Estrela, Rua da Palma e Rua da Saúde. Existe, ainda, o uso educacional do Centro Caixeiral (Rua de Nazaré), do Edifício Bequimão (Rua do Egito) que será sede do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (Iprev/MA), Além destes, a restauração do prédio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma) e criação da Casa da Criança, na Praia Grande.

Com o programa Cheque Minha Casa, o Governo estimula a moradia no Centro ao conceder auxílio financeiro para pequenas reformas em imóveis do bairro. Outra forma encontrada pela gestão estadual para trazer de volta a vida social ao bairro histórico é a revitalização de espaços de cultura, a exemplo dos museus, inclusive com a implantação de novos como o do Reggae, o de Gastronomia e a Casa do Tambor – este último é palco de vasta agenda pré-carnavalesca.

Carnaval do Maranhão

Com vasta agenda de atrações, o Carnaval do Maranhão 2020 promete movimentar ainda mais o bairro histórico e atrair milhares de pessoas nos dias de evento. Para o período, o esquema de segurança foi ampliado e intensificado, com atuação das polícias Civil, Militar, Corpo de Bombeiros e apoio de órgãos da Prefeitura de São Luís.

A Delegacia de Plantão da Cajazeiras, que atende o bairro e adjacências, vai manter funcionamento no período, além da Superintendência Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (SHPP), na Beira-Mar. Promovido pelo Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de São Luís, o Carnaval do Maranhão 2020 será realizado do dia 21 a 25 de fevereiro.

Carregando