PRF tem dia movimentado com apreensões e prisões em BRs do Maranhão

Entre as ocorrências, foram registradas embriaguez ao volante, prisão de assaltantes e recuperação de veículo.

Fonte: Com informações da PRF

A Polícia Rodoviária federal teve um fim de segunda-feira (20) movimentado na BR-316, Unidade Operacional de Santa Inês, município distante 250 quilômetros da capital, São Luís/MA. Nos primeiros minutos da madrugada, os policiais realizaram a prisão de um condutor embriagado, logo em seguida, ao amanhecer, a equipe recebeu informação de uma motocicleta tomada de assalto minutos antes. Em diligência, conseguiram prender os envolvidos, que foram reconhecidos pela vitima.

Ainda na manhã de segunda-feira, a PRF abordou uma motocicleta e descobriu que a mesma era proveniente de roubo/furto, com os elementos de identificação adulterados.

Os policiais rodoviários federais realizavam abordagens de rotina na área da Unidade Operacional de Santa Inês-MA, quando deram ordem de parada a uma motocicleta Honda/ 250, de cor vermelha. O condutor ao realizar o teste do bafômetro retornou o teor alcoólico de 0.86 mg/L de ácool por litro de ar expelido pelos pulmões, configurando em tese o crime de embriaguez ao volante previsto no Código de Trânsito Brasileiro.

O veículo foi recolhido ao pátio da PRF por não apresentar licenciamento atualizado e ausência de equipamentos obrigatórios. O condutor, que não possui CNH, foi encaminhado para a Delegacia de Policia Civil em Santa Inês para lavratura dos procedimentos cabíveis.

Motocicleta recuperada e dupla de assaltantes presa

Por volta das 6h da manhã de segunda-feira, 20 de janeiro, uma vítima de roubo compareceu à Unidade Operacional da PRF em Santa Inês-MA, informando que a sua motocicleta, uma Honda/Cg 160 Fan, cor cinza, fora tomada de assalto naquele instante por dois elementos. Segundo informações apuradas, os suspeitos se encontravam posto de venda de combustíveis, na altura do km 265 da BR 316. A equipe saiu em diligência conseguiu interceptar os indivíduos, que foram reconhecidos de imediato pela vítima, assim como seu veículo já sem a placa de identificação, reconhecida pela numeração do chassi.

Motocicleta recuperada pela PRF (Foto: Divulgação)

A vítima informou que os conduzidos levaram, além de sua motocicleta e documentos pessoais, carteira de habilitação, CRLV do veículo, R$150,00 reais em valores e dois cartões de crédito.

Foram apreendidos com os indivíduos uma arma branca, faca pequena, um celular, algumas roupas, alicate e a quantia de R$ 149,00 reais.

Outra motocicleta recuperada

Em seguida, uma equipe realizava abordagem de rotina no km 264 da BR 316, no município de Santa Inês/MA, quando fiscalizou uma motocicleta Honda/NXR160 BROS, cor vermelha. Após minuciosa averiguação nos elementos de identificação do veículo, constatou-se adulteração dos elementos. Em contato com o proprietário da motocicleta, ele relatou que reside em São Luis-MA, e recebia constantemente notificações de autuação do seu veículo na cidade de Santa Inês-MA, porém nunca esteve no referido município.

O proprietário foi enquadra em adulteração de sinal identificador de veículo automotor. O envolvido e a motocicleta foram encaminhados para a delegacia de Polícia Civil em Santa Inês.

Mandado de Prisão em aberto

Já no município de São Luís, km 14 da BR 135, uma equipe da PRF fez a abordagem de um veículo Fiat/Toro Freedom At, cor prata. Fazendo buscas nos sistemas policiais, foi constatado que havia um Mandado de Prisão em aberto em desfavor do condutor.

Diante das informações obtidas foi realizado o Cumprimento de Mandado de Prisão e o envolvido encaminhado à Delegacia de Polícia Civil.

Em outra ocorrência, na madrugada desta terça-feira, 21, uma equipe  da PRF compareceu no km 23 da BR 135, no município de São Luís/MA, próximo a ponte do Estreito dos Mosquitos, quando abordou um veículo de carga M.benz/L 1618, cor branca. O condutor, após apurado, foi qualificado como autor de uso de documento falso.

Os policiais solicitaram a documentação do veículo e habilitação do condutor, que apresentou CNH de autenticidade duvidosa. Em consulta nos sistemas foi verificado que o documento apresentado não retornava cadastro no Registro Nacional de Carteira de Habilitação – RENACH pelo CPF do condutor.

Após a realização de consulta detalhada ao registro apresentado na CNH, retornou outro usuário, caracterizando que o documento era realmente falso. A ocorrência foi encaminhada para delegacia PRF de Pedrinhas.

Porte ilegal de arma de fogo

Por volta das 03 horas da madrugada desta terça-feira, 21, uma equipe PRF abordou um veículo VW/Novo Voyage Cl , cor branca, ocupado por três indivíduos, próximo a ponte da Estiva, em São Luís. Durante entrevista realizada com os ocupantes, percebeu-se um comportamento suspeito e inconsistência de informações. Diante da suspeição, foi realizada uma busca minuciosa no veículo e encontrado um revólver calibre 38 contendo cinco munições intactas, com numeração suprimida no compartimento interno do câmbio. Um dos passageiros assumiu a propriedade da arma.

Arma de fogo e munições apreendidas durante abordagem em São Luís (Foto: Divulgação PRF)

Diante da gravidade do fato, do risco à integridade dos agentes e fuga dos suspeitos, os ocupantes foram contidos com algemas e conduzidos nas viaturas até a Delegacia de Polícia Civil.

No decorrer das atividades policiais, procederam-se as apreensões de um revólver cal. 38, número de série ausente ou suprimido, marca Amadeo Rossi (ROSSI)/Brasil, 03 (três) celulares e 05 (cinco) munições cal. .380, marca Companhia Brasileira de Cartuchos (CBC)/Brasil.

Foi constatada a ocorrência de Posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso restrito. Veículo, indivíduos, arma e munições foram encaminhados à Polícia Civil da Cidade Operária (DECOP) em São Luís/MA.

Fechar