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Óleo de coco faz bem para a saúde? Descubra

Óleo de coco faz bem? Será que ele é bom ou ruim para o consumo humano?

© Fornecido por Personare

Uma pesquisa que foi publicada na Life Sciences Research Office, da Federação da Sociedade de Biologia Experimental dos EUA (a FDA), trouxe o óleo de coco para a lista dos alimentos polêmicos.

O estudo apontou que o consumo humano do óleo de coco não repercutia na elevação do colesterol ruim e das doenças coronarianas como se imaginava.

Pelo contrário, justamente tem a propriedade de elevar a fração HDL do colesterol, conhecida como fração boa, por não se depositar nos vasos arteriais. Poranto, sim, o óleo de coco faz bem se consumido de forma adequada.

O óleo de coco extra virgem, isto é, por extração a frio, é fonte de ácidos graxos saturados de cadeia curta e média, conhecido também como TCM (triglicerídeos de cadeia média), que são rapidamente absorvidos, transportados e oxidados pelo organismo.

O óleo de coco tem a propriedade de elevar a fração HDL do colesterol, conhecida como fração boa, por não se depositar nos vasos arteriais.

Portanto, sua metabolização é mais rápida que as outras gorduras e fornecem mais energia que os carboidratos. Por isso, os módulos de TCM são tão utilizados por atletas de alta-performance.

Conheça os potenciais benefícios do óleo de coco

* Atuação sobre o Sistema Nervoso Central, nas regiões responsáveis por sinalizar a saciedade.

* Pode promover a redução da velocidade de esvaziamento do estômago, prolongando a sensação de saciedade.

* Parece ter efeito termogênico, ou seja, pode aumentar a taxa de metabolismo basal (bom para quem faz atividade física e quer emagrecer).

* Ao que parece pode contribuir para a redução dos triglicerídeos e aumento da fração boa do colesterol (HDL).

* Contém ácido láurico (o mesmo presente no leite materno), o ácido cáprico e o caprílico que podem ter ação anti-inflamatória, imunológica, antiviral, antifúngica e antimicrobiana.

O uso do óleo de coco tem contraindicação?

O óleo de coco faz bem, porém, é rico em gorduras saturadas, que são mais pró-inflamatórias e geralmente aumentam os níveis do colesterol LDL.

São as que mais se depositam nas artérias, mas isto não impede o seu uso, assim como não nos impede de usar a tão popular manteiga.

É uma gordura vegetal como tantas outras e pode ser utilizada em receitas para substituir outras gorduras, como a manteiga, margarina, óleo de soja e etc.

O consumo excessivo realmente pode trazer danos à saúde, assim como o consumo excessivo de qualquer outro alimento.

Logo, devemos ter bom senso no consumo de todas as gorduras saturadas, incluindo a do coco.

Consumir o óleo de coco em forma de suplemento alimentar diário ou como promotor de perda de peso não é considerado seguro. A quantidade diária pode ser de até 1 colher de sopa por dia por pessoa.

O consumo moderado de gordura é necessário para o organismo humano, pois participa da absorção de vitaminas, síntese de hormônios e estruturas celulares essenciais para um metabolismo adequado.

Mas isso não significa que nossa fonte de gordura deva vir de batata frita e pizza todos os dias!

Uma dieta equilibrada do ponto de vista nutricional, que pode ou não conter óleo de coco, mas que deve priorizar as gorduras insaturadas, associada a atividade física regular é o melhor para nossa saúde.

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