Edifício João Goulart será inaugurado nesta sexta-feira (24)

Primeiro prédio do programa Nosso Centro a ser ocupado, o prédio foi totalmente recuperado

Fonte: Secap

Nova sede administrativa do Governo do Maranhão, o edifício João Goulart será oficialmente inaugurado pelo governador Flávio Dino nesta sexta-feira (24), às 17h, com a presença da viúva de João Goulart, Maria Thereza Goulart, que também será homenageada com a admissão na Ordem dos Timbiras.

Primeiro prédio do programa Nosso Centro a ser ocupado, o prédio foi totalmente recuperado após quase três décadas de abandono.

Agora, após a reforma, o edifício será o novo lar das secretarias de Estado de Governo (Segov), Relações Institucionais (SRI), Esporte e Lazer (Sedel), Comunicação Social e Assuntos Políticos (Secap), Gabinete Militar, além da Casa Civil, Vice-Governadoria e Assessoria Especial do Governador.

A ocupação do prédio por Secretarias e órgãos da administração estadual atende a uma das vertentes do programa Nosso Centro, que pretende dar ainda mais movimento ao Centro Histórico e aquecer a economia no entorno, além de também representar contingenciamento de gastos, já que com a inauguração do prédio, o Palácio Henrique de La Rocque será desafogado, gerando mais economia para os cofres públicos.

Edifício João Goulart

A reforma e utilização do João Goulart faz parte das ações do Polo Institucional do programa Nosso Centro, que visa ampliar o fluxo de pessoas em horário comercial na região central de São Luís.

Na obra de revitalização, foi utilizado um modelo mais moderno e eficaz para a reabilitação do prédio. Trata-se do chamado “aluguel sob medida” (“built to suit”, em inglês), no qual a iniciativa privada financia a obra de reforma e a manutenção das instalações do imóvel por tempo determinado.

Construído em 1957, o Edifício João Goulart é um ícone da cidade de São Luís por ser uma das primeiras construções modernistas instaladas na Ilha. O edifício possui pouco mais de 6 mil m² de construção, sendo 2 subsolos, térreo e 10 andares.

Fechar