Especialista dá dicas de como conseguir um emprego

Enquanto a pessoa pode achar que esperar é o melhor caminho, muitos outros candidatos concorrentes já estão trabalhando para isso

Fonte: Da redação

Muitos dizem que o ano só começa depois do Carnaval, mas para quem está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho, a primeira dica que o especialista em recrutamento, Israel Crisóstomo, dá é que é preciso tirar essa ideia da cabeça e adotar um bom planejamento, arregaçar as mangas e partir em busca de uma oportunidade. Afinal, enquanto a pessoa pode achar que esperar é o melhor caminho, muitos outros candidatos concorrentes já estão trabalhando para isso.

“É preciso ter rotina”, diz Crisóstomo. Enviar e atualizar currículos, se informar sobre o mercado em que deseja atuar, entrar em contato com pessoas que possam ajudar são atitudes que devem ser encaradas como um projeto e isso exige muita dedicação e disposição. É importante também estabelecer metas referentes ao número de horas dedicadas, quantos currículos serão mandados por dia, quais plataformas fazem sentido para essa busca.

Invista em seu autoconhecimento

“Conheça suas habilidades, competências e técnicas, faça uma análise para saber se existem pontos que devem ser melhorados”, explica o especialista. Ele também orienta refletir sobre o trabalho que se procura, quais são as oportunidades que se aplicam à sua realidade, como os tipos de empresas que têm a ver com o que busca. Você precisa, por exemplo, estar alinhado com a cultura organizacional e compartilhar dos valores da empresa pesquisando o site e redes sociais da empresa em que almeja estar, além de conversar com pessoas que trabalham ou já passaram por ela. Se não se identificar, não adianta investir tempo e energia para trabalhar nela. Não é bom para você e, muito menos, para a empresa.

Networking

“Cultive redes de relacionamentos”, orienta Crisóstomo. Muitas oportunidades poderão surgir mais próximo do que você imagina. A partir do momento em que sabemos o que estamos procurando, podemos acionar diversos contatos: amigos, familiares, ex-colegas de trabalho e também grupos online. Quanto mais ativo, melhor. Lembre-se: quem não é visto, não é lembrado.

Currículo

“Evite impressionar pelo tamanho e quantidade de informações”, aconselha o recrutador. Seja objetivo; currículos devem ter, no máximo, 2 páginas. Precisam ser modernos e interessantes. “Nós, recrutadores, precisamos de agilidade durante um processo de triagem”, complementa. A melhor estratégia é colocar todas as informações relevantes sobre suas experiências em apenas uma página. Vale chamar a atenção para atualizar também o LinkedIn: seu perfil na rede social e seu currículo devem ser o espelho um do outro.

A entrevista

“Prepare-se para a entrevista, você precisa ser diferente da maioria e evitar clichês. Como? Tudo pode começar no retorno do e-mail (muitas empresas não tem o hábito de fazer ligação, e sim, entrar em contato por meio do e-mail). Tenha foco e seja objetivo nas respostas quando o recrutador lhe fizer perguntas. Duas dicas importantes são: se o recrutador pergunta “Quais são seus pontos fracos?” e você responde: “Sou muito ansioso”, você se enquadra entre os 90% dos candidatos que respondem a mesma coisa. Se houver a pergunta sobre a sua pretensão salarial, evite dizer um valor logo de cara, procure saber o pacote de benefícios e outras vantagens que podem agregar valor ao seu salário antes de dizer o que pretende ganhar. Vale destacar que entrevistas online estão sendo cada vez mais utilizadas, por isso, esteja preparado. Verifique se o aplicativo está funcionando antes do horário agendado, não se atrase e olhe para o recrutador (e não para a própria imagem na tela).

Redes Sociais

A influência das redes sociais no mercado de trabalho se apresenta cada vez maior nos dias de hoje e, quem busca por uma nova vaga ou almeja posições mais altas na carreira, não pode ignorar este fato. Através das redes sociais é possível observar a vida privada do profissional, ou seja, se frequenta baladas, se faz uso abusivo de álcool e outras publicações que possam vir a comprometer suas responsabilidades e sua imagem na empresa. Fique atento!

Fechar